médico examina joelho de uma paciente, não aparecem os rostos

Os joelhos desempenham papel fundamental no corpo, sustentando o maior osso, o fêmur, e carregando todo o nosso peso

Angelo Esslinger/Pixabay


Imagine uma vida sem dores nos joelhos, onde você pode se movimentar livremente e desfrutar das atividades do dia a dia sem desconforto? Com os exercícios certos, isso é possível, mas para muita gente, parece uma realidade distante. 

Problemas nos joelhos são bastante frequentes, e o excesso de peso, falta de exercícios físicos ou exercícios feitos de forma errada estão entre os principais fatores causadores das dores.

Os joelhos desempenham um papel fundamental no corpo, sustentando o maior osso, o fêmur, e carregando todo o  peso: "Movimentos inadequados, postura desequilibrada e falta de fortalecimento dos músculos das pernas e glúteos também podem resultar em desconfortos. Afinal, a musculatura do nosso corpo está interligada", explica Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

Sobrecarga física, calçados, postura, atrite, idade...

Sobrecarga física, calçados inadequados, desequilíbrio de postura, artrite ou artrose, lesões antigas sem tratamento e falta de fortalecimento muscular também são causadores de dores nos joelhos.

Além disso, a idade também desempenha um papel importante no enfraquecimento deles. Com o tempo, as cartilagens recebem menos nutrientes, prejudicando o fortalecimento da musculatura e levando ao desgaste das articulações, resultando em dor.
De acordo com Monica Marques, é fundamental procurar a ajuda de um profissional especializado em caso de dor ou desconforto. Dentre as opções mais recomendadas de treinos estão o pilates, musculação, alongamentos, natação, hidroginástica e treinos funcionais.

"Nestas modalidades, o aluno encontra exercícios adequados para fortalecer musculatura no entorno do joelho, como ponte, agachamentos, afundo, avanço, adução de quadril, elevação e extensão de perna, flexão de perna e pé”, afirma a especialista.