pai deitado na grama com duas filhas soltando bolinhas de sabão

Imagem dos pais: os homens estão deixando os velhos preconceitos de lado e dando lugar à vaidade e ao bem-estar

Bob Dmyt/Pixabay

Os homens estão deixando os velhos preconceitos de lado e dando lugar à vaidade e ao bem-estar, é o que revela a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ao apresentar dados que demonstram que houve um salto de 5% para 30% de procura por esse tipo de procedimento pelo público masculino. 

Ginecomastia (redução das mamas masculinas), lipoaspiração (remoção de gordura localizada) e rinoplastia ( cirurgia no nariz) são os procedimentos mais buscados por “eles”. Além desses, transplantes capilares também estão na lista dos mais procurados pelos homens. 

Segundo os cirurgiões plásticos consultados, são três os principais fatores que estimulam essa procura em um espaço tão curto de tempo: primeiramente, os homens modernos são mais vaidosos e estão mais preocupados em manter hábitos saudáveis e melhorar sua qualidade de vida; a superexposição às redes sociais também impõem padrões de beleza cada vez mais inalcançáveis, utilizando, inclusive, ferramentas digitais para melhorar fotos e imagens; por fim, a pandemia de COVID-19 levou muita gente ao aumento de peso, o que fez com muitas pessoas recorressem aos cirurgiões plásticos.  

Leia:  Transplante capilar: como funciona o procedimento em homens e mulheres.

Lipo HD

Atualmente, a lipo HD, também conhecida como lipoaspiração de alta definição, é o segundo procedimento mais buscado pelos homens. Além de remover a gordura corporal, como na lipo tradicional, esse novo procedimento estimula o desenvolvimento dos músculos, harmonizando o corpo do paciente e formando os tão desejados “gominhos” no abdômen. 

Leandro Faustino, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, revela que 20% a 30% de seus pacientes são homens, e a maior parte dos pacientes são jovens, com idades entre 25 e 40 anos. 

“Os homens estão cuidando cada vez mais do corpo e da aparência. Eles não procuram mais a cirurgia somente para uma eventual correção como antigamente, mas sim para se sentir melhor consigo mesmo. Acredito que essa quebra de paradigma é muito saudável, pois leva o paciente a se cuidar melhor também fora do centro cirúrgico, com o aumento da atividade física e melhora da alimentação.”, afirma Leandro Faustino. 

Implante Capilar

“Restaurar o cabelo é uma das melhores maneiras de restabelecer a autoestima de um homem de qualquer idade ”, sentencia o médico Henrique Radwanski, cirurgião plástico responsável pelo capítulo de transplante capilar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A demanda pelo procedimento no Brasil é uma das maiores do mundo, porém, apesar da alta procura vista atualmente, o procedimento sempre foi estigmatizado, devido ao uso de técnicas ultrapassadas que deixavam o cabelo com um aspecto artificial.

A adoção de técnicas mais modernas, como a fio a fio, cujos cabelos implantados são retirados da parte de trás da cabeça do paciente, trazem resultados mais naturais, minando a resistência que alguns homens ainda tinham em relação ao procedimento. 

Os homens também buscam a restauração capilar para engrossar e preencher falhas em barba e sobrancelhas. Mulheres com calvície também procuram o tratamento, mas quase a totalidade dos pacientes do Dr. Radwanki são homens, e 80% dos pacientes realizam o tratamento para calvície.  

“Investir no tratamento de calvície é investir em bem-estar e autoestima. Os preconceitos que existiam antigamente em relação à restauração capilar estão desaparecendo, e os homens procuram no transplante uma maneira de se sentirem melhor com sua própria imagem",  enfatiza Henrique Radwanski.