mulher com marcações nos seios para cirurgia plástica

A mastopexia com cicatriz em L é uma técnica cirúrgica mais desafiadora, exigindo do cirurgião plástico habilidade e precisão para alcançar um resultado estético satisfatório

@wavebreakmedia_micro/ freepik


Presente nas peças femininas há séculos, o uso prático do decote data da Grécia Antiga. O formato da roupa era usado pelas mulheres para facilitar a amamentação. Com o tempo, ele foi ganhando espaço na produção das roupas femininas, devido ao toque sensual que proporciona às peças. Devido a sua importância no vestuário feminino, fica o temor para algumas mulheres, se ao realizarem uma cirurgia plástica, haverá cicatriz aparente no decote.

Para resolver essa questão, o cirurgião plástico Henrique Freitas, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), lançou o "Método L Science: uma marcação pré-operatória para mastopexias e mamoplastias redutoras", visando garantir maior segurança durante a cirurgia, com cicatrizes reduzidas e otimização dos resultados estéticos.  

O método tradicional - a cicatriz em formato de T invertido - pode ficar aparente no decote. Para resolver essa questão, o cirurgião vem aprimorando, há anos, a técnica da mastopexia em L, procedimento cirúrgico que vem sendo bastante procurado pelas pacientes que desejam levantar e remodelar as mamas caídas. “A cicatriz em L é feita com uma incisão em volta da aréola, um pequeno corte na vertical, e uma incisão na horizontal,na parte de baixo das mamas. Isso deixa o decote livre de cicatrizes”, explica Freitas. 

Leia também: Harmonização facial e cirurgia plástica: como escolher o cirurgião plástico

Segundo o cirurgião,  a mastopexia com cicatriz em L é uma técnica cirúrgica mais desafiadora, exigindo do cirurgião plástico habilidade e precisão para alcançar um resultado estético satisfatório. “Para as mulheres, trata-se de uma excelente opção, já que a técnica de sutura promove uma cicatriz mais discreta e está sendo chamada, inclusive, de “decote free”. 

Abaixo, o cirurgião dá mais detalhes sobre o método: 
 
E para as mulheres que gostam de usar decote, vale a pena ?
A cicatriz em L surgiu para acabar com alguns pontos negativos que a cicatriz em âncora (ou T invertido) traz. Dentre eles, a possibilidade de usar uma roupa ou um biquíni com o decote profundo ou mais aberto, já que a incisão é direcionada para a região da costela, próximo à axila. 

Considero também que, pela área de incisão ser menor, o tempo de recuperação e o desconforto pós cirúrgico são menores. Além disso, a cicatriz em L permite uma projeção maior das mamas e é indicada para quase todos os tipos de seios.%u2800

A redução de mama pode ser feita por uma mulher que deseja engravidar? 
Muitas vezes, o desejo de fazer uma mamoplastia surge antes mesmo de se pensar em ter filhos. E, muitas mulheres acabam tendo dúvida, se é preciso esperar pela gestação antes de fazer uma cirurgia como a mamoplastia.

A mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres. Na hora de planejar a cirurgia, muitas questões são levadas em conta, considerando o quadro geral da paciente, que pode influenciar no resultado do procedimento.

De modo geral,  a mamoplastia de aumento pode ser feita antes ou depois da gravidez, e a decisão cabe à paciente, juntamente com seu médico. Porém, não é aconselhado engravidar logo após a mamoplastia, já que as mamas sofrem alterações próprias da gestação, também podendo comprometer os resultados obtidos com a cirurgia.

Por isso, quanto mais tempo esperar, após uma cirurgia nas mamas, para engravidar, melhor. O ideal seriam, pelo menos, seis meses.

E o pós-operatório? Quais cuidados a paciente deve ter?

Para que o resultado da cirurgia fique totalmente satisfatório, é preciso que a mulher se atente a todos os cuidados no pós-operatório. E, nesse cenário, implementamos vários aspectos que permitem uma recuperação mais rápida que as técnicas tradicionais. E isso inclui: poder elevar os braços até a altura do ombro já nos primeiros dias pós cirurgia; dirigir em até uma semana, etc Mas toda essas facilidades atuais não excluem a necessidade de um acompanhamento próximo conosco e com equipe de fisioterapia e enfermagem, além do uso do sutiã cirúrgico. Tudo isso, pensando em um bom tratamento, resultado estético satisfatório e pós operatório leve e seguro

A redução de mama pode ser feita por uma mulher que deseja engravidar?

Muitas vezes, o desejo de fazer uma mamoplastia surge antes mesmo de se pensar em ter filhos. E muitas mulheres acabam tendo dúvida, se é preciso esperar pela gestação antes de fazer uma cirurgia como essa. A mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres. Na hora de planejar a cirurgia, muitas questões são levadas em conta, considerando o quadro geral da paciente, que pode influenciar no resultado do procedimento. De modo geral,  a mamoplastia redutora, ou mesmo a mastopexia, pode ser feita antes ou depois da gravidez, e a decisão cabe à paciente, juntamente com seu médico. Porém, não é aconselhável engravidar logo após a mamoplastia, já que as mamas sofrem alterações próprias da gestação, também podendo comprometer os resultados obtidos com a cirurgia. Por isso, quanto mais tempo esperar, após uma cirurgia nas mamas, para engravidar, melhor. O ideal seriam, pelo menos, seis meses.