Duas crianças desenhando. Em cima da mesa: papéis, lápis, tinta. Ao fundo, desenhos colados na parede.

Brinquedos e brincadeiras adequadas de acordo com a idade da criança devem ser levados em consideração quando o assunto é prevenção de acidentes

Pixabay


As férias de julho já começaram para boa parte da criançada, e muitos pais ainda não sabem como preencher o tempo livre dos filhos durante as semanas longe das atividades escolares. Na companhia dos pais, avós ou outro responsável pelos cuidados com os pequenos neste período, a atenção deve ser redobrada. É durante o período de férias escolares que os principais acidentes domésticos envolvendo crianças acontecem. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), durante o período de férias escolares os acidentes domésticos com crianças aumentam 25%. Anualmente, no Brasil, ocorrem 200 mil acidentes domésticos envolvendo crianças. 

A pediatra Melissa Lacerda explica que é importante supervisionar brincadeiras e atividades realizadas em casa, já que por serem muito ativas e curiosas, as crianças estão sempre em busca de atividades para passar o tempo.  “Queimaduras, quedas, choques, intoxicações e afogamentos são os principais acidentes que podem acontecer com as crianças deixadas sem supervisão”, conta. 



Brinquedos e brincadeiras adequadas de acordo com a idade da criança também devem ser levados em consideração quando o assunto é prevenção de acidentes. “É comum que irmãos, primos e amigos se reúnam nas férias com mais frequência e quando a faixa etária das crianças não é a mesma, os brinquedos e brincadeiras também podem ser diferentes. Isto chama nossa atenção especialmente para as crianças menores e o acesso a brinquedos pontiagudos, com peças que se soltam, peças pequenas, etc. Muitas crianças levam brinquedos à boca e o risco de engolir uma peça e de sofrer um sufocamento é muito grande. Os cuidados, embora simples, são fundamentais para evitar acidentes que podem ser fatais”, orienta a pediatra. 

Menos telas e mais atividades ao ar livre


O período de férias é um convite para aproveitar espaços públicos como praças e parques com mais frequência e deixar de lado o uso muitas vezes excessivo das telas. “Praças e parques são ótimos espaços de convivência para todas as idades e para as crianças é uma ótima oportunidade de brincar, correr, andar de bicicleta, praticar atividade física e interagir com outras crianças. Passeios e piqueniques ao ar livre, por exemplo, também são boas opções de distrações longe das telas e que podem se transformar em boas memórias e tempo de qualidade em família.

O uso excessivo de telas é um dos grandes vilões da saúde e está afetando as crianças de faixas etárias variadas. O problema não fica apenas relacionado à visão, mas contribui para o sedentarismo, gera ansiedade, prejudica o sono, prejudica a convivência social e gera diversos distúrbios relacionados ao aprendizado”, ressalta a especialista.

Para que as férias sejam bem aproveitadas, com muita brincadeira e diversão, confira alguns cuidados essenciais: 

  • Utilizar protetores nas tomadas
  • Não deixar ao alcance das crianças objetos cortantes, produtos de limpeza ou inflamáveis, fósforos e isqueiros
  • Utilizar portões de segurança que limitam o acesso a escadas e ambientes abertos como sacadas e aqueles que dão acesso à piscinas e demais espaços que podem representar perigo
  • Manter as crianças afastadas do fogão, especialmente quando ele estiver em uso
  • Piscina fechada ou sempre supervisionada por um adulto, fazendo uso de boias adequadas para a idade