Família nas férias

Família nas férias

Reprodução

Com a chegada das aguardadas férias de julho, muitas famílias se preparam para desfrutar de momentos de lazer e descanso juntos. Contudo, é essencial se atentar aos cuidados necessários para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.

"A adoção de medidas de precaução e a conscientização sobre a importância da saúde preventiva são essenciais para evitar imprevistos e garantir momentos agradáveis com segurança", aponta a coordenadora de enfermagem da Docway, empresa com atuação em soluções de saúde digital, Adriana Cangassu.

Para garantir mais tranquilidade durante as férias, a enfermeira separou cinco dicas:

1. Verifique a saúde de todos os membros da família: antes de embarcar na viagem, certifique-se de que todos estejam com suas consultas médicas em dia. É importante verificar se as vacinas estão atualizadas e se não há condições de saúde que possam requerer atenção especial durante a viagem.

2. Faça um planejamento de medicamentos:
se alguém na família estiver fazendo uso de medicamentos contínuos, certifique-se de levar as quantidades necessárias para toda a viagem. É sempre bom ter uma reserva extra para emergências. Verifique também se é necessário solicitar receitas médicas atualizadas.

3. Mantenha uma alimentação equilibrada: durante as férias, é comum cuidarmos menos da alimentação. No entanto, é importante priorizar refeições equilibradas, incluindo frutas, legumes e alimentos nutritivos. Opte por refeições caseiras sempre que possível e hidrate-se adequadamente.

Leia também: Vai viajar nas férias de julho? Veja cuidados para não afetar a saúde

4. Pratique atividades físicas em família: as férias são uma ótima oportunidade para aproveitar momentos de lazer ao ar livre. Realize atividades físicas em família, como caminhadas, ciclismo ou jogos recreativos. Isso não apenas promoverá a saúde, mas também fortalecerá os laços familiares.

5. Aproveite os benefícios da telemedicina: a telemedicina é uma ferramenta valiosa para manter-se conectado com a saúde 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer lugar. Pesquise e verifique a disponibilidade de serviços de teleconsulta, que permitem consultas médicas remotas caso surja alguma necessidade.