Homem com óculos

Homem com óculos

Freepik

Dados do último relatório mundial da visão elaborado pela Organização Mundial da Saúde (World Report on Vision/WHO) apontam o número de 2,2 bilhões de pessoas portadoras de alguma deficiência visual ou cegueira. Ainda segundo o documento, pelo menos 1 bilhão possui uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. Esses números mostram a importância da adoção de medidas preventivas e do diagnóstico precoce na condução da saúde ocular.

Para o oftalmologista Gustavo Seibin, da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros , é imortante tomar cinco cuidados básicos para manter a saúde ocular em dia: controlar o tempo em frente às telas - smartphones, computadores e tablets -, com pausas regulares para descanso; evitar coçar os olhos e manter a higiene das mãos ao fazê-lo; proteger-se da exposição prolongada aos raios ultravioletas, com a utilização de óculos e chapéus adequados; consumir alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas, ômega-3 e luteína e, por último, procurar um oftalmologista para exames regulares, pelo menos, uma vez ao ano.

O especialista também ressalta que é preciso ficar atento a fatores de risco que podem levar a um prejuízo da visão, como o tabagismo, o diabetes e algumas doenças cardiovasculares que precisam ser controladas. "Os sintomas mais comuns, que devem servir de alerta para a busca da ajuda de um profissional, são visão embaçada, dor nos olhos e desconforto e coceira excessiva. Para estes casos, uma avaliação oftalmológica é necessária para que sejam identificadas as causas e se dê início ao tratamento adequado", explica Gustavo Seibin.

Principais cuidados na infância, na fase adulta e na terceira idade

O envelhecimento da população mundial tem impacto no aumento da incidência de problemas oculares, como catarata e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Ambas podem causar cegueira, se não forem tratadas de forma adequada e precoce. Crianças e adolescentes também são pontos de atenção devido ao crescimento de casos de miopia, em parte pelo aumento do tempo em ambientes fechados e pela frequência do uso de aparelhos eletrônicos (tablets e smartphones).

Leia também: Sarna: entenda como prevenir o contágio

O oftalmologista Gustavo Seibin

O oftalmologista Gustavo Seibin ressalta que é preciso ficar atento a fatores de risco que podem levar a um prejuízo da visão, como o tabagismo, o diabetes e algumas doenças cardiovasculares

Arquivo Pessoal
O oftalmologista Gustavo Seibin destaca os principais pontos de atenção em relação à saúde ocular, de acordo com cada faixa etária:

Problemas oculares na infância

Erros de refração, que são a miopia, a hipermetropia e astigmatismo. A correção geralmente pode ser feita com óculos nesta fase da vida.

Alergias oculares, mais comum em crianças com rinite, asma e outras alergias.

Estrabismo, que é a situação em que os olhos não estão alinhados corretamente e apontam para direções diferentes.

Ambliopia, popularmente chamada de olho preguiçoso. Ocorre principalmente em crianças com estrabismo ou graus muito diferentes entre os dois olhos.

Nos primeiros anos de vida, também é indicado verificar situações mais raras como doenças congênitas como catarata e glaucoma, além de tumores oculares. Nos bebês prematuros, é importante pesquisar ainda a retinopatia da prematuridade.

Alterações oculares mais comuns na fase adulta

Erros de refração, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Síndrome do olho seco, em pacientes com baixa lubrificação dos olhos. Muito comum nos dias de hoje entre aqueles que trabalham por longas horas na frente de telas de computador e celular.

Durante a consulta, são investigadas outras doenças como glaucoma, conjuntivites (infecciosas ou alérgicas) e alterações oculares causadas por doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes.

Principais preocupações na terceira idade

A presbiopia, que consiste na dificuldade de focalizar objetos próximos, como na leitura de livros e celulares.

Síndrome do olho seco. Nos idosos, a função de lubrificação dos olhos pode estar prejudicada. O uso de colírios lubrificantes pode aliviar os sintomas.

Catarata, que consiste no embaçamento da visão devido ao envelhecimento de uma lente interna do olho que se chama cristalino.

Glaucoma.

Degeneração macular relacionada a idade, doença que causa alteração na visão central dos idosos.