(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas AÇÚCAR

Cinco motivos para retirar o açúcar da alimentação, segundo a neurociência

O organismo se constrói a partir daquilo que se escolhe como alimento. O açúcar não alimenta o corpo, é apenas uma caloria vazia que não entrega nutrientes


11/08/2022 12:00 - atualizado 11/08/2022 12:04
683

foco no lábio de uma mulher, com batom vermelho e cheio de açúcar
O açúcar rouba o prazer de outros alimentos (foto: Fredrik Ivansson/Unsplash )
A nutrição é a matéria-prima da saúde. O organismo se constrói a partir daquilo que escolhemos como alimento. O açúcar não alimenta o corpo. Ele é uma  caloria vazia que não entrega nutrientes. Pelo contrário: ocupa espaço de outros alimentos que poderiam nutrir. E ainda gera vício, pois ativa áreas de prazer e recompensa do cérebro.

A Puravida, empresa que atual na área de alimentação e suplementação, traz cinco razões para retirar o açúcar do seu cardápio. Confira. 

1 - Vício e compulsão

Quanto maior a superfície de contato do alimento, maior a velocidade de absorção do corpo. E não tem nada com maior superfície de contato do que o líquido, que se espalha pelo seu estômago e intestino. Isso causa um pico rápido e intenso de glicemia no sangue.

O problema se torna ainda maior, porque o sistema de recompensa do cérebro tem um poder de adaptação, ou seja: ele vai se acostumando com aquela dose de açúcar. Daí, para ter aquele mesmo nível de recompensa (prazer e satisfação), seu cérebro vai pedir por doses cada vez mais servidas.

Leia também: 
Dicas para diminuir o consumo de açúcar.

um colherada de açúcar sendo colocada no capuccino
O açúcar ocupa espaço de outros alimentos que poderiam nutrir. Entre os estragos, ele cria processos inflamatórios no intestino (foto: Yosef Futsum/Unsplash )
2 - O açúcar rouba o prazer de outros alimentos

O impacto do açúcar no cérebro e o vício causado são tão intensos que ele se sobrepõe ao sabor de outros alimentos, que nunca alcançam de forma tão rápida o mesmo nível de prazer instantâneo. Por isso, é ainda mais importante evitar o açúcar para crianças pequenas, que estão com o sistema neurológico e o paladar em formação.

3 - Instabilidade emocional

O açúcar cria processos inflamatórios no intestino, que progridem para todo o organismo, inclusive o cérebro. Esse desequilíbrio físico interfere na saúde emocional, causando, por exemplo, o aumento da ansiedade.

4 - Depressão

Os estudos mais atuais da neurociência apontam que a depressão também está relacionada a processos inflamatórios. A pessoa deprimida pode acabar buscando conforto no açúcar, o qual piora o quadro. É uma bola de neve.

Leia também:  Açúcar: o mestre do disfarce.

5 - Alzheimer 

Existe alguma predisposição genética para a doença? Sim. Mas os genes são como lâmpadas, que podem acender ou não. Se você consome açúcar em excesso - causando processos inflamatórios no organismo - a probabilidade da lâmpada acender se torna bem mais alta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)