(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CORPO HUMANO

Insuficiência de vitamina D pode estar ligada a inflamação; entenda

O estudo genético de pesquisadores da Austrália mostra um link direto entre baixos níveis de vitamina D e altos níveis de inflamação


10/08/2022 10:38

Pílulas de vitamina D
(foto: Freepik/jcomp)

As inflamações são processos essenciais para que o nosso corpo consiga desempenhar ações de cura. No entanto, quando ela persiste, pode contribuir para uma gama lista de doenças complexas, como diabetes tipo 2, e distúrbios cardíacos e doenças autoimunes.

Com isso em mente, uma nova pesquisa genética mostra uma ligação direta entre baixos níveis de vitamina D e altos níveis de inflamação e fornece um biomarcador importante para identificar pessoas com maior risco ou gravidade de doenças crônicas com um componente inflamatório.

Leia também: Controle a ansiedade com pequenos truques em casa

Os pesquisadores observaram dados genéticos de 294.970 participantes do Biobank do Reino Unido, usando a randomização mendeliana para comprovar a teoria. Eles também analisaram a associação entre os níveis de vitamina D e proteína C reativa, um indicador de inflamação.

"Altos níveis de proteína C-reativa são gerados pelo fígado em resposta à inflamação; portanto, quando seu corpo está com inflamação crônica, também mostra níveis mais altos de proteína C-reativa", explica o médico Ang Zhou, um dos autores da pesquisa. Zhou afirma também que as descobertas sugerem que aumentar o nível de vitamina D em pessoas com essa deficiência pode reduzir a inflamação crônica.

"Vimos repetidamente evidências de benefícios para a saúde ao aumentar as concentrações de vitamina D em indivíduos com níveis muito baixos, enquanto para outros parece haver pouco ou nenhum benefício", ressalta Elina Hyppönen, que também assina o estudo.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica International Journal of Epidemiology em maio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)