(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ALIMENTAÇÃO

Pessoas com deficiência intelectual: alerta sobre alimentação balanceada

Pessoas com deficiência intelectual precisam ter acesso a um cardápio adequado ao estilo de vida para prevenir doenças e aumentar a longevidade


29/07/2022 10:35 - atualizado 29/07/2022 10:37

tábua com vários legumes e verduras
Um cardápio variado é a chave para atender as necessidades nutricionais (foto: Silvia/Pixabay )
Ter uma alimentação balanceada é um desafio para a maior parte das pessoas, seja pela rotina, pela falta de conhecimento ou mesmo acesso aos nutrientes necessários. Quando se trata de indivíduos com deficiência intelectual, a situação pode ser ainda mais complexa, já que em sua maioria, esta população não consegue julgar o que é melhor para a sua saúde. Por isso, o trabalho dos profissionais de nutrição é tão importante, como é o caso de Dulciana Ribeiro, nutricionista do Censa Betim, instituição que cuida de pessoas com deficiência intelectual e que atende mais de 100 educandos.

Dulciana Ribeiro acredita que uma alimentação balanceada é essencial para que o indivíduo com deficiência intelectual tenha melhor qualidade de vida. “Ao escolher um cardápio certo e adequado ao cotidiano, é possível prevenir doenças, aumentar a longevidade e o bem-estar. Lembro que o acúmulo de gordura, principalmente no abdômen, eleva o risco de doenças cardiovasculares e a alimentação aliada a outras atividades é uma excelente estratégia".

Leia também: Dia do Cérebro lembra a importância de se atentar às doenças neurológicas. 

Alternativas saudáveis que supram a necessidade nutricional

Dulciana Ribeiro
A nutricionista Dulciana Ribeiro diz que o profissional determina quais alimentos são indicados para cada pessoa e suas limitações, levando em conta biotipo e rotina (foto: Arquivo Pessoal)
De acordo com a nutricionista, o trabalho com pessoas com deficiência intelectual exige mais atenção para que os nutrientes necessários sejam incluídos na alimentação. “Todos temos alimentos que gostamos ou rejeitamos. Isso é normal e, quando a pessoa tem autonomia, ela consegue decidir e buscar comidas e bebidas que sejam do seu gosto e que possam contribuir para a sua saúde. Porém, para indivíduos como os nossos educandos, é necessária uma atenção especial, já que, caso ocorra a rejeição por algum tipo de alimento, é preciso buscar alternativas saudáveis que venham suprir a necessidade nutricional desta pessoa. Por isso, é preciso ter atenção e paciência".
Dulciana Ribeiro salienta que manter os educandos bem nutridos vai além do cardápio. “Elencamos os alimentos servidos de acordo com as necessidades nutricionais, com um cardápio variado e muito bem elaborado. Mas há também outros fatores que influenciam na nutrição da pessoa com deficiência intelectual que, para quem não conhece, pode parecer banal, mas é muito importante, como a forma de ofertar o alimento, na temperatura ideal, no tempo que cada educando leva para se alimentar, já que alguns tem voracidade e comem rápido e outros têm dificuldade de mastigação."

Por isso, destaca a nutricionista, é importante estar atento "a consistência, temperatura, cor e a forma que se apresenta o alimento para o indivíduo e, principalmente o treinamento constante dos cuidadores para que estejam aptos a lidar com as especificidades de cada aluno”, complementa.

Leia também:  Livro Os 4 distintos discute a inclusão de pessoas com deficiência. 

Acompanhamento especializado

Dulciana Ribeiro enfatiza a importância do acompanhamento especializado aos indivíduos com deficiência intelectual. “Uma dieta balanceada é aquela composta de diversos grupos alimentares que deverão ser ingeridos conforme a necessidade de cada um. Por esse motivo, é sempre bom contar com o acompanhamento de um profissional adequado, já que ele vai determinar quais alimentos são mais indicados para cada pessoa e suas limitações, levando em conta seu biotipo, rotina e, outras questões cotidianas"

Serviço 

  • Local: Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção (Censa Betim)
  • Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 - S/N | Betim – MG
  • E-mail: contato@censabetim.com.br
  • Site: clique aqui
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)