(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ARTICULAÇÕES

Como hábitos alimentares podem prevenir a artrose

A artrose, doença degenerativa que afeta as cartilagens e tecidos protetores das articulações, acomete mais de 15 milhões de brasileiros


26/07/2022 11:01 - atualizado 26/07/2022 11:03

castanhas
Entre as escolhas saudáveis estão peixes, sementes e castanhas, frutas vermelhas e cítricas, alho, cebola e alimentos ricos em fibras (foto: ExplorerBob/Pixabay )
A artrose, doença degenerativa que afeta as cartilagens e tecidos protetores das articulações, acomete mais de 15 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Entre as principais causas da doença está a obesidade, diagnosticada em uma a cada cinco pessoas acima de 20 anos no país.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 25,7% da população estava obesa, com maior incidência entre o sexo feminino. A obesidade prejudica as articulações pois, com o passar dos anos, o excesso de peso, especialmente nos joelhos, gera o desgaste e a degeneração das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dores, rigidez e dificuldade nos movimentos.
 
Segundo a nutricionista Aline Maldonado Franzini de Alcântara, uma dieta balanceada é importante para que o organismo consiga produzir o colágeno, proteína produzida naturalmente pelo corpo e responsável por manter a saúde das cartilagens. “Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai diminuindo, aumentando as chances do desenvolvimento de problemas articulares. Uma boa alimentação também atua no líquido sinovial, que lubrifica as articulações e diminui o impacto entre elas”, explica.

Leia também: Obesidade infantil: razões para o aumento de peso das crianças brasileiras.


Alimentos com ação anti-inflamatória 


Existem alimentos que contribuem para a boa saúde das articulações e que ajudam a evitar os danos nessas estruturas, principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias. Entre as escolhas saudáveis, a profissional indica alimentos ricos em ômega 3, como peixes, sementes e castanhas, frutas vermelhas e cítricas, alho, cebola e alimentos ricos em fibras.
Sobre os alimentos a serem evitados, Aline Maldonado Franzini de Alcântara destaca os que são pró-inflamatórios, como os industrializados, fast-foods, comidas ricas em sal e açúcar, gorduras, frituras e bebidas alcoólicas.

“Esses alimentos podem aumentar a produção de substâncias inflamatórias no organismo e, consequentemente, o aumento do peso corporal. O sobrepeso e a obesidade têm grande relação com dores articulares, pois gera uma sobrecarga maior sobre os ossos, além de dificultar a prática de exercícios físicos com regularidade”, acrescenta a nutricionista.

Leia também:  Exercícios no inverno: é necessário proteger as articulações e o coração.

joelho sendo examinado
Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai diminuindo, aumentando as chances do desenvolvimento de problemas articulares (foto: Angelo Esslinger /Pixabay )


Pensando em ajudar pacientes que sofrem com doenças ósseas e têm interesse em saber mais sobre a saúde musculoesquelética, a empresa de saúde musculoesquelética, Zimmer Biomet, lançou recentemente o portal The Ready Patient.

Por meio de diversos artigos publicados no canal é possível entender um pouco mais sobre a temática, diagnósticos, curiosidades, dicas de vida saudável, preparo e recuperação de cirurgias como as de quadril e joelho.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)