(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JULHO VERDE

Câncer de boca: 8 entre 10 pacientes são ou foram tabagistas

Mais comum em homens a partir dos 40 anos, o câncer de boca é diagnosticado tardiamente em 70% a 80% dos casos


22/07/2022 09:24 - atualizado 22/07/2022 09:38

Boca de homem negro
(foto: Dylann Hendricks/Unsplash)

O câncer de boca, também conhecido como câncer de cavidade oral - região que inclui gengivas, língua, lábio, soalho bucal (a parte que fica embaixo da língua), palato duro (céu da boca), e a área atrás dos dentes do siso (retromolar) - é o tumor de cabeça e pescoço mais comum entre os homens. Para 2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 11.200 novos casos de câncer de homens e 4.010 em mulheres, ou seja, a doença é quase três vezes mais comum no sexo masculino. A maior prevalência é em homens acima de 40 anos.

A principal causa é o uso de tabaco sob qualquer forma (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé) associado ao consumo regular de bebida alcoólica, principalmente destilados. O fumante passivo também tem risco de desenvolver a doença. "Os trabalhos mostram que oito entre dez pessoas com câncer oral têm histórico de tabagismo", alerta o oncologista clínico Thiago Bueno de Oliveira, presidente do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP).

Leia também:  Dia do Cérebro lembra a importância de se atentar às doenças neurológicas

Outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer oral são exposição ao sol sem proteção, excesso de gordura corporal, infecção pelo papilomavírus humano (HPV), relacionado principalmente ao câncer de orofaringe (garganta), que é transmitido pelo contato sexual, nesse caso, de forma oral.

ATENÇÃO AOS SINAIS

O GBCP realiza a campanha Julho Verde, com o tema Sinais que podem mudar histórias, com uma programação especial de conteúdo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos diferentes tumores que acometem a região de cabeça e pescoço. O conteúdo completo da campanha, disponível para download gratuito, está em http://www.gbcp.org.br/julhoverde2022/.

Os principais sintomas de câncer de cavidade oral, que podem variar de acordo com a localização e estágio da doença, são:

- Leucoplasia: área esbranquiçada na cavidade oral, parecida com uma afta, que não melhora

- Eritroplasia: mancha vermelha persistente na cavidade oral, que pode sangrar

- Ferida na boca que não cicatriza após 15 dias

- Perda ou amolecimento de dentes

- Nódulo no pescoço

- Massa ou nódulo na língua, nas gengivas ou no rosto

- Dificuldade para mexer a língua, mastigar ou engolir alimentos

- Mau hálito constante

- Perda de peso inesperada

Esses sintomas nem sempre indicam que existe um câncer de boca, mas é preciso consultar um dentista (estomatologista) ou médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para avaliação precisa.

Ao observar alguma alteração suspeita é importante buscar um médico otorrinolaringologista ou dentista. Após o exame clínico, se houver suspeita do câncer, será indicada a biópsia. Nesse procedimento remove-se parte da área suspeita de câncer para análise microscópica. Com diagnóstico precoce, as chances de cura (o paciente estar vivo cinco anos após o diagnóstico) superam os 90%.

PREVENÇÃO


Cerca de 30% dos casos de câncer de cavidade oral poderiam ser evitados com a adoção de algumas medidas. São elas:

- Não fumar

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

- Manter o peso corporal adequado

- Manter boa higiene bucal

- Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral

- Tomar a vacina contra o Papilomavírus Humano-HPV


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)