(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JULHO VERDE

Alerta para prevenção e diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço

Mesmo com fatores de risco conhecidos e sinais aparentes, oito entre 10 tumores de cabeça e pescoço são descobertos em fase avançada


30/06/2022 12:22 - atualizado 30/06/2022 13:35

imagem com foco no pescoço de uma mulher
Ao contrário do que ocorre em outros órgãos, quando o câncer acomete a região de cabeça e pescoço, a doença pode ser visível ou palpável (foto: LUM3N/Pixabay )
O Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP), em alusão ao Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer que acomete a região de cabeça e pescoço, lança a campanha “Sinais que podem mudar histórias”, com ações que buscam o envolvimento da sociedade, imprensa, gestores e profissionais da saúde, formadores de opinião e educadores para que o máximo de pessoas, de todas as faixas de idade, conheçam a doença e saibam sobre as causas, sintomas, como prevenir e como fazer o autoexame para identificar alterações suspeitas.

Ao contrário do que ocorre em outros órgãos, quando o câncer acomete a região de cabeça e pescoço, a doença pode ser visível ou palpável. Apesar disso, os sinais não são percebidos na maioria dos casos. No Brasil, oito entre 10 casos de câncer que acometem, por exemplo, a cavidade oral, são descobertos já em fase avançada.

Como consequência, o diagnóstico tardio resulta em menor chance de controle da doença, pior qualidade de vida para o paciente, maiores taxas de morbidade e mortalidade, maior risco de mutilação em razão da necessidade de cirurgias mais extensas, maior complexidade de outras modalidades de tratamento e maior demanda por reconstrução facial, assim como mais desafios na reabilitação do paciente.

A missão com a campanha é contribuir diretamente na difusão de informação diferenciada sobre a doença, fatores de risco e sintomas. “Além de apontar para quais sinais todos nós devemos estar atentos, vamos alertar para a associação destes tumores com tabagismo, consumo de álcool e infecção pelo vírus HPV. Sempre com um conteúdo didático, referenciado e qualificado, com linguagem acessível a todos”, afirma o oncologista clínico Thiago Bueno de Oliveira, presidente do GBCP.

Leia também: Sobreviventes do câncer: menos rancor e mais disposição.

Sinais que podem mudar histórias


A campanha “Sinais que podem mudar histórias”, traz para este Julho Verde uma programação especial de conteúdo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos diferentes tumores que acometem a região de cabeça e pescoço: cavidade oral (boca, lábios, língua, gengiva, assoalho da boca e palato), seios da face (maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais), faringe (nasofaringe (atrás da cavidade nasal), orofaringe (onde se encontra a amígdala e a base da língua) e hipofaringe (porção final da faringe, junto ao início do esôfago), além da laringe (supraglote, glote e subglote), glândulas salivares eglândula tireoide.

Todo o material, incluindo as peças em diferentes formatos, ficará disponível para download gratuito. Ao divulgar, é solicitado que sejam sempre utilizadas as hashtags #SinaisMudamHistorias e #JulhoVerdeGBCP2022. Além do kit de divulgação, a campanha contará com cinco lives semanais, a começar na sexta (1/07), às 19h,  “Diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Quais os desafios?” .  

Os demais encontros serão roda de conversa: a experiência de quem passou pelo câncer de cabeça e pescoço (dia 7/07); como evitar o câncer de cabeça e pescoço (dia 14/07); a importância do tratamento multidisciplinar para o câncer de Cabeça e Pescoço (dia 21/07) e a qualidade de vida do paciente pós-tratamento do câncer de cabeça e pescoço (dia 28/07).

Outro destaque da campanha é a série especial com histórias de pacientes que passaram pela doença, explicando como um sinal mudou a vida de cada um deles.

Quais são os sinais de alerta para  câncer de cabeça e pescoço

  1. Ferida na boca que não cicatriza (sintoma mais comum)
  2. Dor na boca que não passa (também muito comum, mas em fases mais tardias)
  3. Nódulo persistente ou espessamento na bochecha
  4. Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca
  5. Irritação na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta
  6. Dificuldade para mastigar ou engolir
  7. Dificuldade para mover a mandíbula ou a língua
  8. Dormência da língua ou outra área da boca
  9. Inchaço da mandíbula que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode
  10. Dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula
  11. Mudanças na voz
  12. Nódulos ou gânglios aumentados no pescoço
  13. Perda de peso
  14. Mau hálito persistente
Vale ressaltar que a existência de qualquer dos sinais e sintomas pode sugerir a existência de câncer, cabendo ao médico avaliar a necessidade de se pedir outros exames para confirmar ou não o diagnóstico.

Leia também: Como é ser um sobrevivente do câncer?

Muitos desses sinais e sintomas podem ser causados por outros tipos de câncer ou por doenças benignas. É importante consultar o médico ou o dentista se qualquer desses sintomas persistir por mais de duas semanas. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores são as chances de sucesso:

O câncer de cabeça e pescoço no Brasil e no mundo


Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC/OMS) aponta que são esperados mais de 1,5 milhão de novos casos de câncer de cabeça e pescoço no mundo em 2022, sendo assim o quinto câncer mais prevalente. Considerando todos os tipos de tumores que acometem a região de cabeça e pescoço, são mais de 460 mil mortes anuais.  

No Brasil, os tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço são os de cavidade oral e laringe nos homens e de tireoide, nas mulheres.


Os fatores de risco são conhecidos e a doença evitável


Diferente de muitos tipos de câncer, em que as principais etiologias (causas) não são conhecidas, os principais fatores de risco para desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço são bem estabelecidos: não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas e se prevenir contra o vírus HPV, medida para a qual há vacinas na rede pública e privada de saúde, para imunização de meninos.

Há, portanto, um fator comum nos tumores de cabeça e pescoço: são evitáveis. Para ser mais exato, cerca de 40% dos casos podem ser evitados.


Como se prevenir?

  • Não fumar
  • Não consumir bebidas alcoólicas em excesso
  • Vacinar contra o Papilomavírus Humano (HPV)
  • Fazer a higiene bucal corretamente
  • Usar filtro solar, inclusive nos lábios.

Desde janeiro de 2017, o Ministério da Saúde (MS) oferece a proteção de meninos contra o vírus HPV. Essa medida se soma à imunização que já ocorria desde 2014 nas meninas. As vacinas contra HPV protegem contra os dois subtipos do vírus mais associados com câncer. Esses HPVs oncogênicos – 16 e 18 - são também prevalentes em tumores de cabeça e pescoço, principalmente de orofaringe.

“A contribuição de todos nesta causa é muito importante. Juntos, podemos amplificar e construir uma base de informação sólida que quebre o desconhecido e gere transformação. Queremos que a informação correta e atualizada sobre o câncer de cabeça e pescoço chegue a todos os profissionais de saúde e para a população em geral”, reforça o presidente do GBCP, Thiago Bueno.

Por que diagnosticar precocemente é tão importante?


Dados sobre câncer de cavidade oral e laringe do levantamento SEER, do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos (NCI), apontam que 86,3% dos pacientes estão vivos cinco anos após o tratamento quando o tumor era inicial, localizado apenas no órgão. Quando a doença se espalha pelos linfonodos a taxa de sobrevida em cinco anos cai para 69%. Com doença à distância (metástase) a taxa é de 40,4%.

A triagem do diagnóstico do câncer de cavidade oral começa na saúde primária, pelo exame clínico (visual) durante consulta ou durante atendimento com o dentista. A confirmação deste diagnóstico depende da biopsia. Esse procedimento, na maioria das vezes, pode ser feito de forma ambulatorial, com anestesia local, por um profissional treinado. A análise do material retirado em biópsia é feita pelo médico patologista, responsável por definir o subtipo e grau de agressividade.

Alguns exames de imagem, como a tomografia computadorizada, também auxiliam no diagnóstico, e, principalmente, ajudam a avaliar a extensão do tumor. O exame clínico associado à biópsia, com o estudo da lesão por tomografia (nos casos indicados) permitem ao cirurgião definir o tratamento adequado. As lesões muito iniciais podem ser avaliadas sem a necessidade de exame de imagem num primeiro momento.  

dados da campanha julho verde
Campanha %u201CSinais que podem mudar histórias%u201D alerta sobre câncer de cabeça e pescoço (foto: Julho Verde/Reprodução)

informações da campanha julho verde
No Brasil, 8 entre 10 casos de câncer que acometem, por exemplo, a cavidade oral, são descobertos já em fase avançada (foto: Julho Verde/Reprodução)

Julho Verde alerta para campanha
A missão com a campanha é contribuir diretamente na difusão de informação diferenciada sobre a doença, fatores de risco e sintomas (foto: Julho Verde/Reprodução)
 

 
Confira a incidência de câncer em homens e mulher no Brasil


HOMENS

Próstata
65.840

Colorretal
20.540

Pulmão
17.760

Estômago
13.360

Cavidade Oral
11.200

Esôfago
8.690

Bexiga
7.590

Linfoma não Hodgkin
6.580

Laringe
6.470


MULHERES

Mama
66.280

Colorretal
20.470

Colo do útero
16.710

Pulmão
12.440

Tireoide
11.950

Estômago
7.870

Ovário
6.650

Corpo do útero
6.540

Linfoma não Hodgkin
5.450

Leucemia
5.920

Sistema Nervoso Central
5.230
                                                                 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)