(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Saúde oral pode interferir em relacionamentos

Há inúmeros casos de pacientes que relatam que não beijam mais o marido ou a esposa por causa de mau hálito


10/06/2022 07:11 - atualizado 09/06/2022 16:16

Casal se beijando
O mau hálito, também conhecido como halitose, tem muitas causas, mas na maioria dos casos, o ele começa na boca (foto: Omar Medina Films/Pixabay )
A saúde oral afeta diversos aspectos da vida. E pode até atrapalhar vários tipos de relacionamentos. O cirurgião-dentista Flávio Pinheiro afirma que diversos pacientes se queixam de problemas no casamento e até para conseguir emprego por causa de algum problema dentário.

“Temos inúmeros casos de pacientes que relatam que não beijam mais o marido ou a esposa por causa de mau hálito. Um problema aparentemente simples, mas que com o tempo vai agravando a relação entre o casal”, revela o cirurgião-dentista.

Flávio Pinheiro destaca que a saúde oral também interfere diretamente na autoestima. Ou seja, ter dentes saudáveis e bonitos podem contribuir para o bem-estar do paciente, da mesma forma que os problemas na saúde oral podem gerar graves problemas.

Entre os benefícios dos procedimentos que faz, o cirurgião-dentista  cita o implante: "O paciente tem melhora na mastigação e digestão dos alimentos, aprimora a qualidade estética dos dentes e ainda melhora a autoestima".
 
 
Por isso, o cirugião-dentista relembra a importância com o cuidado com saúde bucal: "Não podemos achar que ir ao dentista é algo que fazemos simplesmente quando sentimos algum incômodo ou puramente por estética. Mas estamos falando de saúde, de bem-estar".
 

O que causa mau hálito?


O mau hálito, também conhecido como halitose, é um odor desagradável que geralmente é sentido quando uma pessoa exala o ar. Há muitas causas, mas na maioria dos casos, o mau hálito começa na boca. A Associação Americana de O dontologia (em inglês ADA) observa que as causas mais comuns do mau hálito são as listadas a seguir:

Alguns alimentos: restos de comida que ficam na boca após uma refeição podem causar mau hálito, devido à proliferação de bactérias. Alguns alimentos, como alho, cebola e algumas especiarias, afetam ainda mais o seu hálito.

Tabagismo: fumar cigarros e charutos, ou o uso de outros produtos de tabaco deixa um odor forte. Além disso, o consumo de produtos de tabaco aumenta o risco de algumas doenças, inclusive o câncer de boca.

Higiene oral ruim e doença periodontal: quando você deixa de escovar seus dentes, de passar fio dental e de limpar sua língua, você permite que partículas de alimento permaneçam em sua boca. A decomposição bacteriana destes restos de comida pode causar odor. Além disso, o aumento de bactéria aumenta o risco de doenças gengivais.

Aparelho ortodôntico ou próteses:
limpe-os regularmente. Não se esqueça de trocar sua escova de dentes a cada três meses ou conforme a recomendação do seu dentista.

Boca seca: a saliva ajuda a limpar a boca removendo as partículas de alimentos. Se não houver produção de saliva suficiente, as partículas de alimento que podem causar mau hálito ficam em sua boca.

Condições médicas: infecções respiratórias, inflamação nos seios nasais, nos pulmões ou na garganta podem levar ao mau hálito, especialmente quando houver secreção sendo liberada pelo nariz e pela boca. Outras condições médicas que podem causar mau hálito incluem diabetes, algumas doenças de fígado e doença renal.

Fonte: Colgate
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)