(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CUIDADOS

Cárie é transmissível? Posso pegar pelo beijo? Cirurgião-dentista explica

A cárie dentária é uma doença que afeta a maioria da população mundial e, com muita frequência, atinge crianças, comprometendo a sua qualidade de vida


04/06/2022 07:58 - atualizado 03/06/2022 17:54

Dentista
"Presença de micro-organismos é necessária, mas não é suficiente para o desenvolvimento das lesões de cárie", diz o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro (foto: Reprodução/Pixabay)
Muita gente tem dúvida se as cáries podem ser transmissíveis. Algumas pessoas, inclusive, se preocpam se podem adquirir pelo beijo caso o companheiro ou companheira tenha o problema nos dentes. O cirurgião-dentista Flávio Pinheiro explica se é possível ou não "contrair" cáries de outra pessoa.

Mestre em ciências cirúrgicas pela faculdade de Medicina da UFRJ, Flávio aponta que "a cárie dentária é uma doença que afeta a maioria da população mundial e, com muita frequência, atinge crianças, comprometendo a sua qualidade de vida". Atualmente, a cárie é considerada uma doença complexa, polimicrobiana. 

"A lesão de cárie é observada apenas quando há um desequilíbrio no meio, favorecendo a acidificação do biofilme dentário em decorrência do metabolismo dos carboidratos da dieta por micro-organismos residentes. Logo, não é razoável descrever a cárie como uma doença transmissível porque os seres humanos não têm a opção de possuírem uma cavidade bucal livre de microorganismos", define.
 
Desse modo, Pinheiro ainda pondera que a presença de micro-organismos é necessária, mas não é suficiente para o desenvolvimento das lesões de cárie.

Já pode ficar mais tranquilo para paquerar, pelo menos quanto a essa dúvida. Entretanto, são inúmeras outras preocupações a se considerar nessas horas, fique ligado/ligada!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)