(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Ginecomastia: homens têm mama aumentada

O crescimento descontrolado das mamas costuma aparecer na adolescência, devido às alterações hormonais. Em 5% dos casos continuam na vida adulta


19/05/2022 11:00 - atualizado 19/05/2022 12:19

mama masculina
Aumento descontrolado das mamas provoca insegurança, além de desconforto aos homens (foto: Clínica Sabath/Divulgação)
Ginecomastia é a hipertrofia das glândulas mamárias em homens. Uma condição que provoca o aumento descontrolado das mamas. Costuma aparecer na adolescência, entre 10 e 16 anos, devido às grandes alterações hormonais nessa fase da vida. Geralmente, as mamas voltam ao tamanho normal, mas, em 5% dos casos continuam na vida adulta. 

Muitios mecanismos fisiopatológicos estão envolvidos na gênese da ginecomastia, todos levando a um aumento líquido da relação estrogênio/andrógeno no tecido-alvo (mama). A ginecomastia puberal requer estudo especial, pois 50-75% dos homens nesta fase do desenvolvimento apresentam aumento do tecido mamário.  

A ginecomastia pode ser uni ou bilateral e variar bastante o tamanho. Existem alguns tipos, que variam de acordo com as características do tecido mamário em excesso.

De acordo com o 
membro internacional da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e com titulo de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
, as causas da ginecomastia estão relacionadas ao desenvolvimento anormal das glândulas mamárias nos homens por conta de um desequilíbrio hormonal, "podendo atingir somente um dos seios ou os dois."

cirurgia de mama masculina
Em alguns casos, não há excesso de glândula mamária, mas excesso de gordura ou de pele (foto: Clínica Sabath/Divulgação)
[
 
Em alguns casos, não há excesso de glândula mamária, mas somente excesso de gordura ou de pele, como em pacientes após cirurgia bariátrica ou grandes emagrecimentos, lembra o médico.
  
A ginecomastia pode ser glandular (somente excesso de glândula mamária), gordurosa (apenas com excesso de gordura) ou mista (além de gordura, há também tecido glandular em excesso). "Na maioria das vezes, inicia-se a cirurgia realizando uma lipoaspiração nas mamas e em seguida é feita a retirada do excesso de glândula. O paciente terá o resultado definitivo em apenas três meses", explica cirurgião plástico.

"Os sintomas podem aparecer em forma de desconforto social por conta do tamanho alterado de uma ou das duas mamas. Em relação aos problemas físicos, pode haver dor na região e a aréola pode ficar maior e mais escura”, avisa Hugo Sabath.

cirurgião plástico
Cirurgião plástico Hugo Sabath, da Clínica Sabath, afirma que casos leves são resolvidos com medicamentos e mudanças de hábitos. Já os mais graves, com cirurgia (foto: Clínica Sabath/Divulgação)
Para quem enfrenta o problema, Hugo Sabath tranquiliza e enfatiza que ginecomastia tem cura: "O tratamento deve ser orientado por um especialista experiente. Em geral, casos mais leves são resolvidos com medicamentos e mudanças de hábitos. Já os mais graves precisam de cirurgia para retirar o excesso de mama."
 
Para quem tem indicação de cirurgia, o pós-operatório precisa de atenção e cuidado, mas nada complicado: "Na primeira semana, é necessário fazer sessões de drenagem linfática, para reduzir o inchaço e remodelar as cicatrizes, evitando retrações e fibroses”, finaliza  Hugo Sabath.

A correção com cirurgia é simples:%u2800

  • Lipoaspiração: quando há somente excesso de gordura na região.%u2800
  • Rretirada da glândula mamária: quando a glândula é pequena, sem excesso de gordura. Feita por uma incisão pequena no mamilo.%u2800
  • Retirada da glândula + lipoaspiração: para os casos de pacientes com glândula mamária e excesso de gordura nessa região.%u2800
  • Retirada de pele: nos casos de mamas grandes, pendulares ou alguns casos de pacientes após cirurgiabariátrica.%u2800

Quais são as causas?

De acordo Hugo Sabath, existem alguns fatores que podem contribuir para a produção anormal de hormônios no corpo, dentre eles:
 
  • Obesidade
  • Insuficiência renal
  • Efeito colateral do uso de anabolizantes
  • Infecções nos testículos
  • Eefeito colateral de alguns medicamentos


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)