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Estado de Minas SAÚDE

Distúrbios do sono em crianças vira estudo da escola de medicina da Ufop

Pesquisa foi adaptada para verificar os impactos em tempos de COVID-19


22/11/2020 04:00 - atualizado 22/11/2020 07:52
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Aluna de medicina da Ufop, Jéssica Camargo percebeu que pesquisas sobre os distúrbios do sono em crianças nunca foram feitas na cidade
Aluna de medicina da Ufop, Jéssica Camargo percebeu que pesquisas sobre os distúrbios do sono em crianças nunca foram feitas na cidade (foto: Fotos: arquivo pessoal)
A falta de uma boa noite de sono já faz parte da experiência de vida de Rufo de Assis, de 6 anos. Aos 4, a criança sofria de crises de bronquite que não a deixavam dormir direito. O fato marcou o pequeno, que até hoje se lembra bem das noites maldormidas. “Um abraço da minha mãe, dormir com ela e um remédio especial para as crises ajudavam a me sentir melhor e conseguir dormir, mas um dia eu dormi na carteira da escola”, conta.
 
A professora de língua francesa Raíssa Palma, mãe de Rufo, relata que as crises de bronquite eram mais frequentes aos 4 e 5 anos e que, nessa época, ela sofria junto com o filho as consequências de uma noite em claro. “A falta de sono é muito prejudicial em qualquer estágio da vida, mas nas crianças é mais. Ele vivia com olheira e um queixo mais retraído. Ficava sem energia, com sono ao realizar as atividades e isso prejudica o rendimento escolar.”

Raíssa conta que a outra filha, Flora de Assis, irmã gêmea de Rufo, tem problemas com a insônia. Muito diferente do irmão, Flora não tem problemas respiratórios e na maioria das noites dorme melhor e a vontade de ficar mais tempo na cama não interfere nas atividades do dia a dia. “Ainda assim, a Flora me surpreende com uns quadros frequentes de insônia. Sem nenhum motivo aparente, simplesmente acorda durante a noite e, sem reclamar, fica na cama tentando voltar ao sono; quando está esgotada de tanto tentar, ela me procura. Já aconteceu de amanhecer e ela ainda estar acordada”, diz.
 
Professora e coordenadora do projeto, Cibelle Louzada diz que o distúrbio do sono mais comum na faixa etária pediátrica é a insônia
Professora e coordenadora do projeto, Cibelle Louzada diz que o distúrbio do sono mais comum na faixa etária pediátrica é a insônia

Mesmo sendo irmãos gêmeos e apresentarem problemas diferentes, as realidades vividas por eles deságuam em um mesmo rio, o do sono, e que hoje virou pesquisa na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Pensando nesse fato crescente, a acadêmica do 9º período de medicina da Ufop Jéssica Camargo sempre teve o desejo de pesquisar algo relacionado à pediatria e viu que pesquisas sobre os distúrbios do sono em crianças nunca foram feitas na cidade.

“Por gostar muito da pediatria, eu e as alunas Flávia Drumond e Marcela Assunção montamos um grupo para o desenvolvimento da pesquisa com o apoio das professoras e médicas pediatras Cibelle e Ana Luíza.”

Assim nasceu a pesquisa “Distúrbios de sono em crianças de Ouro Preto”, da Escola de medicina da Ufop que vai avaliar a prevalência dos distúrbios do sono e fatores associados em crianças de 6 meses a 9 anos na cidade.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto Cibelle Louzada, o distúrbio do sono mais comum na faixa etária pediátrica é a insônia. Entretanto, a criança também pode ter seu sono prejudicado por distúrbios respiratórios, parassonias, distúrbios de movimentos relacionados ao sono, distúrbios do ritmo circadiano e hipersonias de origem central.

Conforme o artigo “Distúrbios do sono na infância”, publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o sono exerce um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento infantil e a insônia é o distúrbio do sono mais prevalente na faixa etária pediátrica, acometendo até 30% das crianças.

ISOLAMENTO SOCIAL 


A pandemia do novo coronavírus mexeu com a rotina das pessoas e se tornou um pesadelo na vida de adultos e crianças. Diferentemente dos fantasmas, de quem, ao acordar, as crianças já se sentem aliviadas, a COVID-19 é o novo bicho-papão dos pequenos pelo fato de agora estarem privados do convívio social.

Segundo a coordenadora do projeto, os familiares de crianças de 6 meses a 9 anos de Ouro Preto poderão manifestar interesse em participar do estudo entrando no perfil do projeto no Instagram. Depois, será enviado por e-mail o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e um questionário. Tal questionário, proposto pelas pesquisadoras, consiste em uma adaptação do “Questionário de hábitos de sono das crianças (CSHQ-PT)” e do “Questionário de hábitos de sono das crianças para bebês com menos de 12 meses (CSHQI-PT)”, validados para o idioma português e publicados no Jornal de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Entre as 50 questões do questionário que serão respondidas pelo adulto responsável pela criança terão perguntas inéditas, a fim de avaliar os impactos da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social no sono das crianças de 6 meses a 9 anos de idade. Para garantir a segurança, tudo será feito por via eletrônica, as participações serão voluntárias e anônimas. As respostas analisadas pelas pesquisadoras e os resultados serão divulgados para a população.

LEGADO 

A pesquisa contribuirá para melhor identificação e manejo dos distúrbios do sono. Segundo a coordenadora, o sono é fundamental para o desenvolvimento, contribuindo para a saúde física, controle emocional, função cognitiva e melhora na atenção e no comportamento na faixa etária infantil. Os impactos negativos de um sono inadequado são inúmeros: problemas de atenção e memória, impulsividade, ansiedade, irritabilidade, sonolência diurna. “Distúrbios do sono são comuns e, na maioria das vezes, subdiagnosticados na faixa etária pediátrica, tendo impacto negativo não apenas na criança, mas também em toda a sua família.

Para a aluna do 9º período de medicina Verônica Vitoreti, a pesquisa possibilitará confrontar conhecimentos engessados, bem como conhecer melhor a população estudada, o que possibilita a construção de intervenções que irão beneficiar a comunidade. 

“Durante a formação acadêmica, a pesquisa nos permite romper com dados preestabelecidos e, assim, incentiva nossa crítica e autonomia, para que, ao nos tornar profissionais, já saibamos identificar, compreender e intervir da melhor forma em um problema”, diz.


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