(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Menos de 24h depois de cirurgia, Lula começa sessões de fisioterapia

Boletim médico divulgado na manhã de sábado (30/9) constata que o presidente passa bem e se recupera rápido


30/09/2023 10:30 - atualizado 30/09/2023 10:52
440

Presidente Lula
Presidente ficara pelo menos um mês sem poder viajar (foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já iniciou os trabalhos de fisioterapia para recuperação da cirurgia de artroplastia total de quadril à direita, realizada nessa sexta-feira (29/9). Segundo o médico pessoal de Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho, o petista também passou por uma cirurgia plástica na pálpebra.

Segundo o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, divulgado na manhã deste sábado (30/9), o presidente passou por uma noite estável e já caminhou pela manhã e realizou as primeiras sessões de fisioterapia. Lula permanece internado em apartamento, sob o cuidado das equipes do Dr. Roberto Kalil, Dra. Ana Helena Germoglio, e do Dr. Giancarlo Polesello, sendo o último responsável pela cirurgia.

Segundo o Dr. Polesello, a cicatrização do quadril deve ocorrer de quatro a seis semanas e, a partir da 10ª semana, o presidente não deve sentir mais dores no local. Lula revelou o incômodo no início do ano, mas o problema o acometia desde as eleições de 2022.

Nessa semana ele revelou que não passou pelo procedimento cirúrgico antes para não passar uma imagem de “fragilidade” logo depois de assumir o Palácio do Planalto. A cirurgia impõe restrições de transporte e a expectativa é que Lula fique ao menos três semanas trabalhando no Palácio da Alvorada - residência oficial da presidência. 

Lula, que mantém uma intensa agenda de viagens internacionais, terá um freio de pelo menos um mês. O retorno aos compromissos no exterior deve ocorrer no fim de novembro, na COP 28, nos Emirados Árabes Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)