(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SENADO

Aprovado projeto que favorece o governo em julgamentos do Carf

Medida era um dos itens de um pacote de ajuste fiscal que o ministro Fernando Haddad defendeu com o objetivo de reequilibrar as contas públicas


30/08/2023 20:10 - atualizado 30/08/2023 20:10
440

Plenário do Senado
Senado aprova retorno de voto qualificado em casos de empate em favor da União (foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
O Senado aprovou por 34 votos a 27 o texto que dá maior poder a União nas decisões do julgamento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).  Agora a matéria segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os destaques que seriam votados foram retirados para evitar que o projeto voltasse a Câmara dos Deputados.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou a aprovação pois, de acordo com ele, a medida é necessária para que o governo feche as contas em 2023. A matéria é um dos itens do pacote de ajuste fiscal do ministro. A estimativa é que a medida traga aos cofres públicos cerca de R$ 50 bilhões.

O Carf é a última instância responsável por julgar questões de conflito tributário entre contribuintes e a União.

A votação retoma o voto de qualidade que dá maior peso para o presidente da turma julgadora do Carf em caso de empate. Normalmente, o cargo fica com um membro do governo federal. A medida reverte a lei anterior que ordenava que, em casos assim, a decisão deveria pender em favor do contribuinte.
Os contribuintes também terão 90 dias para apresentar proposta de pagamento da dívida sem incidência de juros e deve ser sanado em até 12 meses. Eles também terão limite de 60 salários mínimos para os casos que recorrerem ao Carf.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)