(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRASIL E ARGENTINA

Lula condecora Fernández com o Grande Colar da ordem do Cruzeiro do Sul

No quarto encontro com Lula, presidente argentino participa de celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre os países


26/06/2023 15:56 - atualizado 26/06/2023 15:56
440

Fabiola Yáñez, Alberto Fernandez, Lula e Janja
Alberto Fernández reforçou a relação de amizade entre os dois países (foto: TV Brasil/Reprodução)
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, em cerimônia no Palácio do Itamaraty, nesta segunda-feira (26/6), durante celebração de 200 anos de relações diplomáticas com o Brasil, recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o grande colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A primeira-dama argentina, Fabiola Yáñez, foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco.

Em meio a uma grave crise econômica, com a inflação anual chegando ao patamar de 100%, essa é a quarta vez que Fernández se reúne com Lula em 2023. O argentino lembrou uma relação de amizade histórica entre os dois países, citando o reconhecimento da Argentina de que o Brasil é um país soberano e a crítica brasileira à invasão inglesa das Ilhas Malvinas.

“Sei que estou em uma terra amiga. O Brasil e a Argentina nasceram para estarem indissoluvelmente unidos, não existe nenhuma possibilidade de que aconteça outra coisa. Não falamos o mesmo idioma, mas temos culturas iguais e histórias que compartilhamos”, disse o presidente argentino.
 

Fernández também citou Vinícius de Morais para tratar Lula como um amigo pessoal: “Percebam quantos anos passaram e quantas coisas passamos juntos. Na Argentina um poeta que amamos costuma dizer que um amigo é nós mesmos, mas com outra cara. A frase é muito parecida com o que disse o nosso admirável Vinicius de Morais, que as pessoas não fazem amigos, simplesmente os reconhece”, ressaltou.
 

O argentino também não escondeu que procura o Brasil para angariar ajuda com os problemas internos. Devido à crise, Fernández já anunciou que não vai disputar a reeleição. “Quando um amigo está com problemas, o que faz? Pede ajuda aos amigos e eles sempre estão aí”, completou. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)