(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LULA EM PARIS

Villa sobre discurso de Lula em Paris: 'Impressionou positivamente'

Presidente discursou na Cúpula Internacional do Novo Pacto de Financiamento Global ao lado do presidente francês Emmanuel Macron


23/06/2023 11:11 - atualizado 23/06/2023 12:23
440

Lula aparece em telão durante discurso na Cúpula Internacional do Novo Pacto de Financiamento Global
Em discurso em Paris, Lula 'colocou o dedo nas feridas' das questões de interesse global, avalia o analista político Marco Antonio Villa (foto: Ricardo Stuckert/PR)


O comentarista da CNN Marco Antonio Villa elogiou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula Internacional do Novo Pacto de Financiamento Global, em Paris, nesta sexta-feira (23/6). Villa afirmou estar impressionado positivamente considerou que e as questões apresentadas eram fundamentais. 


Villa destacou que o presidente “colocou o dedo nas feridas” das questões de interesse global, como o Banco Mundial, o Fundo Monteário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas (ONU).



Em seu discurso, Lula disse que não se pode continuar com as instituições funcionando de forma equivocada, que o dinheiro emprestado pelas instituições financeiras têm como resultado a falência dos Estados. Além disso, afirmou que os membros permanentes do conselho de segurança da ONU não representam mais a realidade política de 2023, como representavam em 1945, e que é preciso mudar.

O comentarista também ressaltou a diferença do discurso de Lula com o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, nenhum dos “temas exóticos e absurdos do extremismo do quadriênio presidencial anterior foi tocado nesta reunião”.


“Veja o nível da argumentação [de Lula], o que me impressionou foi isso. Não teve 'ok', 'tá ok', não teve palavrão, não teve linguagem pseudo religiosa, que, no fundo, é um asmodeu”.  

Por fim, Villa celebrou que o Brasil não é mais um Estado pária em fóruns plurinacionais.

“Fiquei orgulhoso com o presidente da República. Não deu os escorregões que vez por outra tem dado ultimamente, foi perfeito na questão analítica, foi ouvido, respeitado, e eu espero que agora se coloque em prática o que foi falado nessa reunião”, concluiu Villa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)