(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA ELEITORAL

Bolsonaro sobre TSE: 'Me julguem como julgaram chapa Dilma-Temer'

Ex-presidente lembrou do processo contra Dilma-Temer no TSE, em 2017, que teve resultado positivo para a chapa


21/06/2023 13:20 - atualizado 21/06/2023 14:38
440

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às vésperas do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar à sua inelegibilidade, nesta quinta-feira (22/6), esteve no senado para discutir o processo com aliados. Em entrevista na saída da casa legislativa, ele lembrou do processo de cassação da chapa Dilma-Temer, em 2017, para se defender.

Segundo o ex-presidente, caso a corte eleitoral use a mesma jurisprudência no seu caso, ele se tornaria “frágil” e ele venceria o processo. Na ocasião, por 4 a 3, o TSE negou o pedido movido pelo PSDB que argumentava abuso de poder político e econômico na campanha de ambos. Os ministros entenderam que provas anexadas ao processo em etapas posteriores não seriam válidas, o que tornou a ação frágil.

“Me julgue a exemplo do que foi julgado o caso da chapa Dilma-Temer. E, mais ainda, por coincidência do destino, foi absolvida a chapa por 4 a 3. O voto decisivo foi do presidente do TSE à época, Gilmar Mendes, que falou: ‘o TSE não existe pra cassar mandato de ninguém, muito menos de presidente da República' “, disse Bolsonaro.

Jair Bolsonaro
Presidente esteve no Senado para discutir o processo no TSE com aliados (foto: Reprodução/AFP)
Bolsonaro também argumenta que a decisão do TSE manteve Michel Temer (PMDB) na presidência da República, o que permitiu a indicação de Alexandre de Moraes para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mas ele havia sido indicado antes. Hoje, Moraes é presidente do do Tribunal Superior Eleitoral.

“Agora, temos o fato de que, por coincidência, por ironia do destino, o senhor Alexandre de Moraes é presidente do TSE. E eu espero que ele aja com imparcialidade, juntamente com o tribunal como um todo, porque os fatos são exatamente os mesmos”, afirmou o ex-presidente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)