(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMPRA DE MEDICAMENTOS

Ex-secretário de Uberaba condenado por desvio de verbas

Fahim Sawan e outros cinco réus, incluindo ex-servidores e empresários, são condenados por peculato desvio, organização criminosa e falsidade ideológica


16/06/2023 12:25
440

Fahin Sawan
Fahin Sawan (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)

Fahim Sawan, ex-secretário de Saúde de Uberaba, recebeu uma condenação em primeira instância de nove anos e dois meses de reclusão, com cumprimento inicial em regime fechado, devido a irregularidades na aquisição de medicamentos para a cidade entre 2013 e 2014. A condenação ocorre após uma solicitação feita em 2022 pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Segundo o portal g1, além de Sawan, outros envolvidos no caso também foram condenados: João Lisita Neto, ex-subsecretário de Saúde; Rômulo Batista Cassiano, ex-assessor de Saúde; além dos empresários Sérgio Augusto Mathias Júnior, Leandro de Melo Freitas Narciso e Érik Luiz Goulart Rodrigues. Eles são acusados de peculato desvio, organização criminosa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações, podendo recorrer da decisão em liberdade.
De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba, José Carlos Fernandes Junior, os réus se uniram com o propósito de desviar recursos da saúde municipal, criando um esquema ilícito de dispensa de licitação e direcionamento na aquisição de medicamentos e materiais médicos. O MPMG sustenta que, ao final do processo, será provado que os itens adquiridos e pagos nunca chegaram de fato à farmácia ou ao estoque da Prefeitura.

A defesa dos réus ainda não se pronunciou.

Em ocasiões anteriores, o ex-secretário de Saúde de Uberaba já havia sido detido durante a Operação 'Aurélio', porém sua prisão não foi ratificada. Fique por dentro das últimas notícias do G1 Triângulo e Alto Paranaíba no Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram, e também confira vídeos sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)