(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALMG

Reforma administrativa do Governo de Minas é aprovada em 2º turno

Proposta reorganiza a estrutura orgânica do estado e confirma força do governador Romeu Zema entre os deputados da Assembleia Legislativa


19/04/2023 14:52 - atualizado 19/04/2023 15:07

Plenário da ALMG
Texto tramitou em pouco mais de um mês e já foi aprovado de maneira definitiva (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A proposta de reforma administrativa do Governo de Romeu Zema (Novo) foi aprovada em segundo turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta quarta-feira (19/4). O  Projeto de Lei (PL) 358/23 chegou à casa no início de março e, em uma tramitação mais rápida do que o usual, já recebeu o aval dos deputados, com 57 votos favoráveis e 17 contrários, confirmando a força do governador entre os parlamentares.

A reforma foi aprovada na forma do substitutivo nº1, que contempla emendas encaminhadas pelo próprio Governador Zema e outras propostas apresentadas pelos deputados. A proposta promove alterações na estrutura orgânica do executivo estadual, sob a justificativa de aperfeiçoar e otimizar a gestão pública. Entre as disposições do PL 358/23, está a criação de duas secretarias de estado: Casa Civil e Comunicação Social. 

A primeira deve ser responsável por apoiar o relacionamento do governo visando à integração das ações. Já a segunda vai planejar, propor, executar e acompanhar a política estadual de comunicação. A Secretaria de Estado de Comunicação Social ainda vai incorporar a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), responsável pela gestão da TV Minas e da Rádio Inconfidência, antes sob gestão da Cultura.

O governo de Minas agora possui um total de 14 secretarias. As Secretarias de Planejamento e Gestão, de Fazenda, de Governo, de Comunicação Social e de Casa Civil e com a Advocacia, a Controladoria e a Ouvidoria-Geral do Estado, atuarão como órgãos centrais. Por tanto, serão responsáveis pela elaboração de políticas, normas e diretrizes a serem seguidas pelo restante do poder executivo.

Zema enviou 14 emendas na última terça-feira (18/4), que foram incorporadas ao substitutivo. No primeiro turno, os parlamentares haviam aprovado o projeto com 44 votos favoráveis, 16 contrários e 5 brancos.

Zema mostra sua força na ALMG

Não é exagero dizer que o governador Romeu Zema, que há pouco completou 100 dias do seu segundo mandato, possui uma relação mais forte com a ALMG do que nos últimos quatro anos, quando teve dificuldades inclusive com o ex-presidente da casa Agostinho Patrus.

A tramitação rápida de projetos de interesse do governador, confirma essa tese até entre os deputados da oposição. “É inegável que ele está fortalecido aqui dentro. Ele conseguiu pautar e aprovar essas medidas impopulares todas ao mesmo tempo”, disse a deputada Bella Gonçalves (Psol).

A deputada Beatriz Cerqueira (PT), do Bloco Democracia e Luta, também já havia destacado a velocidade com que o PL foi colocado em pauta como uma estratégia de Zema e da base governista na ALMG. “Nosso desafio nesse processo todo foi demonstrar o conteúdo dos projetos e diminuir danos”, afirmou a parlamentar.

Apesar das mudanças em relação ao texto original apresentado por Zema, o bloco governista não viu grandes alterações e afirma que a reforma manteve sua essência.   “Nada muito substancial, mas tivemos algumas questões, principalmente em relação à segurança alimentar - que permanece - na Sedese e a divisão da política sobre drogas, pois temos que ter o olhar do usuário e não apenas do traficante”, disse o líder Cássio Soares (PSD).

Pequenas vitórias da oposição

Apesar de ter encontrado pouca dificuldade para ser aprovada, a reforma administrativa contém algumas vitórias da oposição que, segundo a deputada Bella Gonçalves, teve um papel de reduzir danos durante todo o processo. “De fato existiam alguns pontos da reforma administrativa que eram um atentado a diversas áreas do serviço público, do meio ambiente e dos direitos sociais”, disse.

Como vitória, a parlamentar destacou a retirada de partes do texto que permitiam que a gestão da educação e da saúde fossem passadas para Organizações da Sociedade Civil (OSC). Para a oposição, esse mecanismo iria precarizar os serviços públicos. A gestão de solos também não foi passada para a Secretaria de Agricultura e Pecuária, e foi mantida no Meio Ambiente.

Outro destaque importante e que gerou discussão na reforma administrativa foi a manutenção dos direitos da população LGBTQIA+ no texto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Bella Gonçalves ainda destacou que apesar da força momentânea de Zema, é possível que o governador fique desgastado com medidas impopulares. “Como é que ele vai defender um regime de recuperação fiscal que congela plano de carreira e salário de servidores e privatiza serviços públicos, mas aumenta o seu salário em 300%. Então, assim eu entendo que existem outras medidas que ele vai querer tomar aqui que não vão passar tão fácil justamente pela incoerência gerada por essas votações”, completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)