(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POVOS YANOMAMIS

Janones sobre yanomamis: 'Bolsonarismo representa morte e destruição'

Janones relembrou os R$ 104 mil gastos no cartão corporativo de Bolsonaro em um pequeno restaurante de Roraima, mesmo estado onde os yanomamis passam fome


22/01/2023 11:07 - atualizado 23/01/2023 10:36

André Janones é um homem branco; ele usa barba e está sério na foto
Janones ressaltou que as imagens dos povos yanomamis em situação de miséria e desnutrição mostram um dos "maiores atentados que um governo poderia cometer contra o seu povo" (foto: Reprodução/Redes sociais)
O deputado federal André Janones (Avante-MG) responsabiliza o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores pela situação precária e miserável em que se encontram os povos yanomamis em Roraima (RR). 

Via redes sociais, Janones relembrou os gastos feitos com o cartão corporativo de Bolsonaro em um restaurante de Roraima, mesmo estado em que os yanomamis estão em situação de desnutrição. Em apenas um dia, em 2021, foram gastos R$ 104 mil em um pequeno estabelecimento de Boa Vista (RR). De acordo com a dona do restaurante, esse montante foi utilizado para comprar “marmitas”. 
 
 
 
“570 crianças Yanomani mortas, boa parte delas morreram de fome, no mesmo estado onde Bolsonaro gastou 104 mil reais no cartão corporativo, em um restaurante, em um único dia. Quem apertou 22 agiu como quem puxa um gatilho, pois o bolsonarismo representa morte e destruição”, disse Janones no Twitter. 

O parlamentar ainda ressaltou que as imagens dos povos Yanomamis em situação de miséria e desnutrição que circulam as redes sociais mostram um dos “maiores atentados que um governo poderia cometer contra o seu povo”, se referindo aos quatro anos anteriores de Jair Bolsonaro frente à gestão brasileira.
“As imagens são fortes e injustificáveis. O que os Yanomami estão passando é fruto de uma dos maiores atentados que um governo poderia cometer contra o seu povo. Os Yanomami sofrem por doenças, por desnutrição, pelo avanço do garimpo ilegal e pela falta de proteção do Estado”, afirmou.
 

Os dados foram revelados pelo portal de jornalismo baseado na Amazônia Sumaúma: 570 crianças Yanomami morreram nos últimos quatro anos por doenças que têm tratamento. A reportagem apontou que, durante o governo de Jair Bolsonaro, o número de mortes de crianças com menos de 5 anos por causas evitáveis aumentou 29% no território Yanomami. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)