(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATAQUES TERRORISTAS

É falso que idosa morreu em ginásio da PF onde estão os bolsonaristas

Extremistas foram detidos e levados à Polícia Federal; nas redes sociais, eles espalham fake news sobre idosa que teria morrido por falta de água


10/01/2023 07:40 - atualizado 10/01/2023 09:30

Imagem da idosa utilizada por bolsonaristas. A imagem mostra uma senhora com um chapéu e as duas próximas ao rosto. Por cima da imagem há um ícone de 'fake news'
Idosa não morreu em ginásio onde estão os bolsonaristas detidos; foto da idosa é de banco de imagens (foto: Reprodução/Redes Sociais)
A informação de que uma idosa teria morrido no ginásio para onde os bolsonaristas detidos foram levados é falsa. O fato foi desmentido pela Polícia Federal (PF), na noite dessa segunda-feira (9/1). 
 
 
 
"A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia", esclareceu a PF.

Ao publicar a imagem de uma idosa, bolsonaristas alegam que a suposta vítima teria morrido por falta de água. Após uma breve pesquisa, é possível constatar que a foto  usada pelos extremistas é na verdade de um banco de imagens.
 


"Senhora de 77 anos. Acabou de morrer por falta de água no campo de concentração, dentro do ginásio da PF onde os patriotas foram detidos a mando dos opressores", escreveu uma bolsonarista nas redes sociais.
 

Eles ainda se referem ao local como 'campo de concentração', referência às construções nazistas que aprisionavam e torturavam cidadãos, em maior parte judeus. 
 

Fotógrafo se manifesta

Depois que a postagem fake ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, o perfil Igor Roth identificou a imagem utilizada na nota de falecimento como uma ação do dia dos avós feito em parceria com o fotógrafo Edu Carvalho e lamentou que seu trabalho tenha sido utilizado para disseminar informações falsas. 

“Em 2019, fiz uma campanha para o dia dos avós e hoje acordei com várias fake news de bolsonaristas usando fotos do Edu Carvalho de forma maluca dizendo que a senhora das fotos faleceu! Absurdo”, postou em seu perfil.

O fotógrafo também se manifestou em um story do Instagram: “Por favor, denunciem essa publicação. Estão fazendo uso indevido da a foto da avó da minha esposa, nos ajude denunciando para que seja removida essa imagem”. 
 
 
 

Virou meme

Depois que os bolsonaristas foram desmentidos, o assunto virou piada na internet. Entre as publicações feitas por usuários das redes sociais está a comparação com o Fuleco. Veja algumas reações: 
 
 
 

Bolsonaristas detidos


O acampamento em frente ao Quartel-general do Exército, na Praça dos Cristais, em Brasília, começou a ser desmobilizado na manhã de ontem

A ação ocorreu após a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dando 24 horas para a retirada de todos os manifestantes acampados no local. 
 
Após a ação, todos os manifestantes foram encaminhados à sede da Academia Nacional de Polícia (ANP), da PF, e estão sendo ouvidos por 50 equipes da Polícia Judiciária Federal.

Mais de 1.200 pessoas estão sendo ouvidase outros 300 extremistas já foram presos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)