(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIOLÊNCIA

Autoridades do DF fecham Esplanada para conter apoiadores de Bolsonaro

Secretaria de Segurança Pública determinou fechamento do trânsito na Esplanada, na Praça dos Três Poderes e em outras vias da região central após conflitos


12/12/2022 23:19

Carros incendiados em Brasília
Bolsonaristas tacaram fogo em carros, durante manifestação nesta segunda-feira (12/12) (foto: EVARISTO SA / AFP)
Durante conflito causado por extremistas bolsonaristas, na noite desta segunda-feira (12/12), após prisão do cacique Serere Xavante, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu fechar o trânsito da Esplanada dos Ministérios e em outras vias do centro de Brasília. O grupo tentou invadir o edifício-sede da Polícia Federal (PF) na Asa Norte, mas a Polícia Militar do DF agiu para conter o ato.

Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e em outras vias da região central está restrito até mudança de cenário, após avaliação de equipe técnica. A recomendação dos órgãos de trânsito é a de que os motoristas evitem o centro da cidade.

Em nota, a SSP-DF informa que as forças de segurança reforçaram a atuação, em toda área a central da capital, para controle de distúrbios civis, do trânsito e de eventuais incêndios. "Destacamos, por fim, que as imediações do hotel em que o presidente da República eleito está hospedado tem vigilância reforçada por equipes táticas e pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal", conclui a pasta.

Entenda o caso



O confronto começou após a Polícia Federal prender o cacique Serere Xavante, apoiador de Bolsonaro, atendendo a pedido da Procuradoria-Geral da República e de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cacique faz parte do grupo de indígenas que invadiu a sala de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília no último dia 2 de dezembro.

A reportagem esteve no local e flagrou um homem arrancando uma lixeira enquanto o confronto ocorria no fim da rua. De longe, era possível observar focos de incêndio em diversas vias no centro da capital. Em meio à confusão, três carros da Polícia Militar chegaram para conter a situação.

Em um dado momento, alguns manifestantes fecharam a Via N2 (em ligação com a W3) e tentaram impedir que os veículos seguissem no sentido Esplanada dos Ministérios. No fim da rua, é possível ver pontos com fogo e pneus no meio da pista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)