(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Bolsonaristas atravessam 'abraço' de lulistas em Belo Horizonte

Apoiadores do presidente fizeram uma motocarreata entre o Barreiro e a Praça da Liberdade; evento dos petistas aconteceu na Avenida do Contorno


29/10/2022 12:45 - atualizado 29/10/2022 15:16

Apoiadores dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se cruzaram neste sábado (29/10), no entrocamento das avenidas Amazonas e do Contorno, na Região Oeste de Belo Horizonte. 

 

Enquanto os petistas fizeram um 'abraço simbólico' em apoio ao petista, os bolsonaristas acompanhavamm o presidente em Belo Horizonte. Nessa sexta-feira, as equipes dos candidatos se uniram e pediram paz durante os atos.

Apoiadores de Bolsonaro passam de moto por apoiadores de Lula na calçada da na avenida do Contorno
Registro mostra momento em que apoiadores se cruzam na Região Oeste de BH (foto: Kerison Lopes PT/Reprodução Vídeo)

O abraço, que ocupou dezenas de pontos da Avenida do Contorno, antecede o evento "Praia da Estação", que se estende na tarde deste sábado, no centro de Belo Horizonte. Já a motocarreata começou na Região do Barreiro e se estendeu até a Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital.

 

"É um momento de confraternização da militância e de todos aqueles que votam em Lula. É o momento de a gente reafirmar nossa vitória, que virá amanhã, dia 30, com toda certeza. Estamos coroando um trabalho firme, forte e sério que fizemos ao longo de toda a campanha. Este abraço é a demonstração que Belo Horizonte vota em Lula", declarou a ex-vereadora e vice-presidente do PT na capital Neila Batista. 

Eleições

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Naquela data, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido por 48,43% dos eleitores, o equivalente a 57.259.504 votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, terminou com 43,2%, ou 51.072.345 votos.

 

Leia: Vídeo explica por que Minas Gerais é decisiva nas eleições presidenciais 

 

Os outros candidatos mais lembrados pelos brasileiros foram Simone Tebet (MDB), com 4,16% (4.915.423 votos), e Ciro Gomes (PDT), com 3,04% (3.599.287 votos).  

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 118 milhões de votos válidos no primeiro turno, além de 1,9 milhão de votos brancos e 3,4 milhões nulos. Mais de 32 milhões de pessoas não compareceram para votar, o que corresponde a 20,95% do eleitorado. 

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)