(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DEBATE DA GLOBO

Bolsonaro para Lula: 'Meus ministros foram eleitos, os seus, para a cadeia'

No primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro, nove ex-ministros do governo Bolsonaro triunfaram nas urnas


28/10/2022 23:28 - atualizado 29/10/2022 11:37

Bolsonaro no debate
O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023 (foto: Tv Globo/Reprodução)

Durante debate da TV Globo, realizado nesta sexta-feira (28/10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) citou a eleição de membros do seu governo e comparou a atuação dos seus ministros com os do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Meus ministros foram eleitos, teus ministros foram para cadeia”, acusou Bolsonaro.

O presidente repetiu a frase que disse ontem, quinta-feira (28/10), no Rio de Janeiro.


Cinco deles elegeram senadores, incluindo o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil), que rompeu com Bolsonaro ao deixar o governo, em 2020, mas colou na imagem do presidente durante a campanha e venceu a disputa ao Senado pelo estado do Paraná.

Enquanto isso, o candidato petista também elegeu sete de seus ex-ministros. Dentre os eleitos, cinco conquistaram vagas na Câmara dos Deputados. São eles: Alexandre Padilha (PT-SP), Marina Silva (Rede-SP), Benedita da Silva (PT-RJ), Patrus Ananias (PT-MG), Eunício Oliveira (MDB-CE), Carlos Minc (PSB-RJ) e Miguel Rossetto (PT-RS).

Debates


Antes do debate da Globo, os candidatos à presidência da República se enfrentaram em 16 de outubro no programa organizado por TV Bandeirantes, TV Cultura, portal UOL e jornal Folha de S.Paulo. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula (PT) tiveram uma hora e 40 minutos para discutir suas propostas.

Em 21 de outubro, Lula e Bolsonaro foram convidados pelo pool de veículos formado por CNN Brasil, SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Terra, Veja e NovaBrasil FM, mas apenas o presidente compareceu para uma entrevista de uma hora. A Coligação Brasil da Esperança, responsável pela campanha de Lula, alegou “incompatibilidade de agendas”.

No dia 23, Bolsonaro concedeu nova entrevista, desta vez para a Rede Record TV. O objetivo da emissora era realizar um debate entre os dois candidatos que chegaram ao segundo turno, mas Lula não participou por causa de outros compromissos de campanha. Assim, o candidato à reeleição foi sabatinado por jornalistas durante uma hora.

O primeiro turno das eleições de 2022 foi realizado em 2 de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 48,43% dos votos válidos (57.259.504), enquanto Jair Bolsonaro (PL) terminou com 43,20% (51.072.345). Quem vencer no segundo turno, marcado para este domingo (30), tomará posse em 1º de janeiro de 2023.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)