(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro em Juiz de Fora: 'Levem a vovó para votar'

Em sua quarta visita a Minas após o primeiro turno, presidente pede para que apoiadores levem os idosos, que não são obrigados a votar, a fazê-lo no dia 30


18/10/2022 15:58 - atualizado 18/10/2022 22:41

Por Bruno Luis Barros

Presidente Jair Bolsonaro, ao lado de Romeu Zema, durante coletiva
Jair Bolsonaro, ao lado do governador Romeu Zema, durante visita a Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, nesta terça-feira (18/10) (foto: Bruno Luis Barros/EM/D.A. Press - 18/10/2022)

Em sua quarta visita a Minas Gerais após o primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro, que desembarcou no início da tarde desta terça-feira (18/10) no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, pediu votos e recomendou aos eleitores que levem os idosos às urnas em 30 de outubro.

 

"Nesse momento, quero pedir a vocês para pedir votos e que levem a vovó para votar. A votação vai ser bastante rápida. É só um voto. Perdemos aqui no primeiro turno, mas já estamos empatados. Faltam 14 dias. Vamos ganhar essa eleição", disse.

Acompanhado do candidato à vice-presidência da República, Braga Netto (PL), Bolsonaro foi recebido pelo governador reeleito e correligionário Romeu Zema (Novo), que chegou à cidade pela manhã. Na semana passada, Zema assumiu a coordenação da campanha do presidenciável no estado.

"Aqui em Juiz de Fora eu renasci. Os médicos da Santa Casa, inspirados em Deus, salvaram a minha vida. Hoje é o dia do aniversário da minha filha. Eu sempre pedi muito obrigado a Deus e aos nossos médicos", declarou Bolsonaro ao relembrar o atentado a faca que sofreu em 2018 na cidade.

Depois, o presidente disse que está em jogo uma diferença enorme entre duas pessoas. Ele questionou se Lula acredita ou não em Deus. "Nós respeitamos todas as religiões e também quem não tem", pontuou.

 

Leia: Bolsonaro é recebido em Juiz de Fora com gritos de aleluia e glória a Deus

 

Em seu discurso, o presidente seguiu reforçando os já conhecidos jargões de campanha. "Temos que avaliar se a pessoa defende ou não a família, o aborto, a ideologia de gênero e liberação das drogas."

Agora à tarde, o presidente realiza um comício para apoiadores na Praça da Estação, no Centro. A previsão é que o evento termine na Manchester Mineira às 16h30.

Ainda nesta terça-feira, o presidente segue para Montes Claros, no Norte do estado, para participar, a partir das 18h30, de um encontro com prefeitos da região. Às 19h45 está previsto outro comício no Parque de Exposições João Alencar de Athayde.

 

Bolsonaro em Minas no segundo turno 


As três ofensivas anteriores de Bolsonaro no estado – como parte dos atos de campanha no segundo turno – aconteceram em Belo Horizonte. Na quinta-feira (6/10), durante evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), ele discursou para empresários no Teatro Sesiminas, Região Leste. 

 

Na quarta-feira (12/10), em trio elétrico instalado em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus, no Centro, o presidente pediu aos fiéis que apoiem sua reeleição. Por fim, na sexta-feira (14/10), Bolsonaro participou de um encontro com centenas de prefeitos, vereadores e secretários municipais de diversas regiões mineiras.

Disputa

 

Conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Atlas no último domingo (16/10) – que traz o cenário eleitoral na corrida ao Palácio do Planalto no segundo turno –, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em Minas Gerais com 50,2% das intenções de voto, contra 47,7% de Bolsonaro – o que configura um empate técnico dentro da margem de erro. Brancos, nulos e indecisos somam 2,1%. 

 

Em nível nacional, levantamento do Ipec, divulgado nessa segunda-feira (17/10), mostra que o petista segue à frente com 54% dos votos válidos, contra 46% do atual presidente. 

 

Vale destacar que, no primeiro turno das eleições, Lula venceu em Minas com 5,8 milhões de votos (48,29%). O chefe do Executivo nacional obteve 5,2 milhões (43,6%). 

 

Já o governador Romeu Zema foi reeleito em primeiro turno com 56,18% em 2 de outubro. Alexandre Kalil (PSD), candidato apoiado por Lula, foi o segundo, com 35,08%. O senador Carlos Viana (PL-MG), então candidato oficial de Bolsonaro em Minas, teve 7,23% e parou na terceira posição.

 

Zema teve como nome à Presidência da República no primeiro turno o correligionário Felipe d'Ávila (Novo). D’Ávila teve somente 0,47% e ficou na sexta posição.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)