(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Kalil aciona Justiça Eleitoral contra Zema após Novo criar site com ataques

Partido do governador de Minas Gerais usou R$ 350 mil da verba de campanha para criar site com ataques ao ex-prefeito de Belo Horizonte


28/09/2022 15:45 - atualizado 28/09/2022 16:17
440

Alexandre Kalil e Romeu Zema
Zema usou o debate na Rede Globo para divulgar site criado pelo próprio partido (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O candidato ao governo de Minas Gerais Alexandre Kalil (PSD) acionou a Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (28/9) para retirar do ar um site criado pela campanha do governador Romeu Zema (Novo) para atacar o concorrente na disputa ao Palácio Tiradentes.

 

"A citação do site durante debate de grande relevância descumpre a legislação eleitoral em vários aspectos. Configura propaganda eleitoral negativa, já que o site, surpreendentemente, está registrado oficialmente em nome do próprio partido Novo", explicou a campanha de Kalil, em nota.

 

Ao todo, a empresa contratada pelo partido Novo Lebbe recebeu R$ 350 mil, conforme consta na página de Divulgação de Candidaturas e Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, o endereço eletrônico criado contra Kalil não consta na página de Zema no órgão, junto com os outros oito sites e redes sociais do candidato. 

 

"O Partido Novo não pode utilizar-se de domínio registrado em seu nome - e não informado para a Justiça Eleitoral - para a realização de propaganda eleitoral negativa de seu adversário. Isso envolve, inclusive, gastos de recursos de campanha, que precisam ser declarados", afirmou a equipe do ex-prefeito de Belo Horizonte.

Troca de acusações

O debate foi o único a reunir os cinco principais nomes na disputa eleitoral. Zema esteve presente, após duas ausências em confrontos anteriores, e teve sua administração como alvo dos demais postulantes ao Executivo estadual, em especial de Kalil.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)