(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro é tema em debate ao governo de Minas Gerais

Kalil (PSD), ao ser questionado sobre políticas de proteção às mulheres, relembrou o ataque feito pelo presidente Bolsonaro à jornalista vera Magalhães


17/09/2022 19:32 - atualizado 17/09/2022 22:27

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (PL) foi lembrado pelos candidatos ao governo de Minas Gerais durante o debate da TV Alterosa, Estado de Minas e Portal Uai (foto: MAURO PIMENTEL / AFP)
O nome do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PL) foi várias vezes citado durante o debate dos candidatos ao governo de Minas Gerais realizado neste sábado (17/9).

Alexandre Kalil (PSD), ao ser questionado sobre políticas de proteção as mulheres, relembrou o ataque feito pelo presidente Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães, durante o primeiro debate presidencial realizado pela TV Bandeirantes.

Na ocasião, o candidato à reeleição presidencial afirmou que ela era uma "vergonha para o jornalismo", por ter feito uma pergunta sobre a condução da pandemia no Brasil. O ex-prefeito de Belo Horizonte ainda relembrou que o deputado Douglas Garcia (Republicanos-SP), chamado de discípulo do presidente, voltou a atacar Vera esta semana.

Ao ser perguntado sobre a condução da pandemia, o senador Carlos Viana (PL) saiu em defesa da política adotada pelo presidente Jair Bolsonaro e afirmou que agora é muito fácil criticar "de fora".

"Eu entendo que o país tomou as decisões corretas. Decisões poderiam ser melhores, mas agimos com a rapidez necessária. O Brasil tomou o caminho certo. Hoje, no mundo, somos um modelo de pós pandemia", defendeu Viana.

Em seguida, Marcus Pestana (PSDB) aproveitou para comentar a fala de Viana e afirmou que "a condução da pandemia foi equivocadíssima".

"De cada 100 habitantes do planeta, 3 são brasileiros. Entretanto, de cada 100 mortes, 11 são brasileiras", comparou Pestana.

O candidato tucano relembrou a condução do governo federal e a resistência em adotar as medidas indicadas pela ciência.

"Se houvesse a condução correta, o prestígio à vacina; mobilização pedagógica do uso da máscara e do distanciamento; aposta na ciência e não em alternativas terapêuticas", disse.

Lorene Figueiredo (PSOL) também lembrou do presidente Bolsonaro ao comentar uma crítica de Viana a política de isenção fiscal adotada na gestão de Romeu Zema.

"A gente não pode permitir silêncio de 100 anos, naquilo no que o governo federal faz. Muito menos silêncio sobre isenção fiscal em Minas Gerais. Tanto Bolsonaro, quanto Romeu Zema tem um cuidado enorme em esconder as contas, mas as vezes escorre pelos dedos, como é o caso do orçamento secreto", afirmou a psolista.

A candidata seguiu afirmando que em Minas Gerais existem 4,5 milhões de mineiros passando fome e famílias sem moradia. E afirmou que o presidente "usa os recursos para molhar a mão do estado".

Viana, novamente saiu em defesa do presidente, afirmou que a fala da candidata não era verdade e disse que "partido que distorce informações para mentir deveria ser extinto. O PSOL é o primeiro da lista. Depois achava que era o Novo, mas tem partidos aqui que a própria história vai tirar".

A candidata voltou a mirar o presidente ao perguntar a Carlos Viana quel a posição do Legislativo na defesa da democracia.

"Existem mais de 140 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Arthur Lira engavetou todos, apesar de haver dezenas de crimes de responsabilidade listados", disse antes do questionamento.

Senador respondeu que um impeachment contra o presidente só deve ocorrer se ele cometer um crime, o que, segundo Viana, ele não fez.

"Nenhum pedido de impeachment teve embasamento legal, correto? O Parlamento continua defendendo a democracia", prosseguiu Viana em defesa do presidente.

Debate da TV Alterosa

TV Alterosa, Estado de Minas e Portal UAI realizam, neste sábado (17/9), debate para conhecer, analisar e discutir as propostas dos candidatos ao governo de Minas Gerais.

Foram convidados cinco candidatos dos partidos com representatividade no Congresso Nacional: Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Lorene Figueiredo (PSOL) e Marcus Pestana (PSDB).

O governador Romeu Zema não está presente. Com isso, o púlpito fica vazio.

A transmissão será feita simultaneamente ao vivo no canal do Portal Uai no YouTube, o evento tem uma hora e meia de duração, dividido em quatro blocos.  

Os candidatos estão livres para definir qual tema abordarão ao fazerem perguntas, bem como para escolher quem irá respondê-las. Entretanto, cada candidato só poderá ser perguntado uma vez.

Disputa

Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) também estão na disputa pelo governo.

O primeiro turno das eleições será em 2 de outubro. Em caso de segundo turno, ele acontecerá no dia 30 do mesmo mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)