(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro x Lula x Ciro x Tebet: veja os confrontos do debate da Band

Primeiro debate teve troca de farpas entre Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT)


29/08/2022 06:00 - atualizado 29/08/2022 16:31

Candidatos no debate da Tv Band
Debate na Band deu inicio aos confrontos das eleições de 2022 (foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)
Entre acusações e troca de farpas entre candidatos à presidência do Brasil, aconteceu, no domingo (28/8), o primeiro debate entre presidenciáveis nas eleições de 2022. 

Durante cerca de três horas, Felipe d'Ávila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Soraya Thronicke (União) e Ciro Gomes (PDT) falaram sobre as medidas que irão tomar caso vençam o pleito deste ano.

Ver galeria . 28 Fotos Debate entre candidatos à Presidência da República em 2022 realizado pela BandMiguel Schincariol/AFP
Debate entre candidatos à Presidência da República em 2022 realizado pela Band (foto: Miguel Schincariol/AFP )


Confira os três maiores embates entre os candidatos:

Simone Tebet x Jair Bolsonaro: políticas voltadas para as mulheres

O embate entre a candidata do MDB Simone Tebet e o presidente Jair Bolsonaro marcou o debate da Tv Band. Os dois trocaram diversas farpas. 

A senadora, que participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, que investigou as ações do presidente durante a pandemia, acusou Bolsonaro de ser negligente e corrupto.

 Em resposta, o presidente fez ataques considerados sexistas por Tebet e a candidata do União Brasil, Soraya Thornike. Com isso, a pauta sobre a participação de mulheres e políticas voltadas para a classe esquentou o debate. 

Simone chegou a dizer que nunca viu o presidente “usar sua moto para visitar hospitais” e que “não tinha medo” dele. 



Para a senadora, quando deputado, Bolsonaro defendeu assassino de mulheres, votou contra direitos das empregadas domésticas e atacou jornalistas. "Por que tanta raiva das mulheres?.”

Em resposta, Bolsonaro disse que foi o presidente que mais defendeu as mulheres no Brasil. “As mulheres me amam porque eu defendo a família. Dei 90% dos títulos de propriedade para as mulheres", disse o presidente.

Bolsonaro chegou a dizer  que Tebet mentiu na CPI e foi conivente com a corrupção. Ele também atacou a jornalista Vera Magalhães, após ela questionar sobre a vacinação no Brasil durante a pandemia de COVID.

Lula x Ciro Gomes: Paris



Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/08/28/interna_politica,1389624/lula-para-ciro-no-debate-da-band-que-ele-nao-va-para-paris.shtml

"Pode até falar mal de mim, que eu não levo em conta porque eu sei que tem um coração mais mole do que a língua (...) Espero que o Ciro nessas eleições não vá para Paris, quero que fique no Brasil, que a gente sente para conversar", afirmou Lula.O petista fez referência a 2018, quando Ciro saiu do Brasil no segundo turno para não votar em Fernando Haddad (PT) contra o então candidato Jair Bolsonaro (então PSL, hoje do PL).

Ciro chamou Lula de "encantador de serpentes", que respondeu: "Você vai pedir desculpa, porque você está dizendo inverdades", afirmando também que venceria as eleições de 2018 se pudesse sair candidato e deixando em aberto um acordo em caso se segundo turno.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com

#Lula #Ciro #DebatenaBand #Eleições 2022" />
Ao ser questionado sobre como espera receber o apoio de Ciro Gomes em eventual segundo turno, Lula disse que tem profundo respeito pelo candidato e que ele tem o direito de não estar com o PT no primeiro turno.

“Espero que o Ciro nessas eleições não vá para Paris”, ironizou. “Ciro tem o coração mais mole do que a língua”, disse, acrescentando que, se vencer, espera atrair o apoio do PDT.

Na última disputa eleitoral para presidente, Ciro Gomes foi para a Europa após ser descartado do segundo turno. À época, a viagem frustrou as expectativas de apoio dele à candidatura de Fernando Haddad (PT) contra Jair Bolsonaro.


“Eu tenho um profundo respeito pelo Ciro Gomes. Nós estamos construindo uma aliança política com dez partidos políticos, todos de esquerda e progressistas, e nós vamos ver, se ganharmos as eleições, vamos tentar ver se conseguimos atrair o PDT para participar conosco do governo”.
Ciro, por sua vez, afirmou que não tem problema pessoal com o ex-presidente. Mas o acusou de ser responsável pela ascensão do atual presidente Jair Bolsonaro.
“Eu atribuo ao Lula, à contradição econômica do Lula, à contradição do Lula e do PT, o Bolsonaro. Eu não acho que o Bolsonaro desceu de marte. O Bolsonaro foi um protesto à devastadora crise econômica que o Lula e o PT produziram”, pontuou Ciro.

Em seguida, o ex-presidente disse que ele e o ex-ministro ainda vão conversar. “Mesmo assim nós ainda vamos conversar e você vai pedir desculpas, porque você sabe que está dizendo inverdades. Agora, é o seguinte, eu não fui pra Paris pra não votar no Haddad”, afirmou Lula. 

Bolsonaro x Lula: ‘Ex-presidiário’


O presidente Jair Bolsonaro chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  de ex-presidiário durante debate. O presidente pediu direito de resposta depois que o petista questionou sobre sua atuação durante a pandemia de COVID-19.

Lula falava para a candidata Tebet sobre a CPI da COVID e lembrou do decreto de 100 anos de sigilo para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

“O que explica um sigilo de 100 anos para o ministro da Saúde que agiu de forma totalmente irresponsável? O que explica um presidente brincar com uma doença que matou 680 mil pessoas?”, disse o ex-presidente.


Ao pedir a palavra, Bolsonaro voltou a se exaltar. “Bem, é do Lula… ‘ainda bem que a natureza criou o coronavírus’, qual a moral o senhor tem para falar de mim, ô seu ex-presidiário? O sigilo de 100 foi criado pela Dilma. Uso para questões pessoais, como meu cartão de vacina e quem me visita no Alvorada. Orçamento secreto? Eu o verei. Não tenho nada a ver com isso. A vacina corromper? Tá de brincadeira. Cadê a corrupção? Só fake news e mentira a meu respeito”, afirmou Bolsonaro.

Em seguida, Lula pediu direito de resposta que foi negado pela produção da Bandeirantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)