(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro sobre metrô de BH: 'Começa a sair do papel até o fim do ano'

Presidente da República e candidato à reeleição em 2022, Bolsonaro visa à privatização da CBTU em Minas para que a expansão do metrô aconteça


19/08/2022 20:21 - atualizado 19/08/2022 21:08

BH
Movimento na Estação Central do metrô de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta sexta-feira (19/8) a respeito da expansão do metrô de Belo Horizonte. Há expectativa que o edital para privatização e possível expansão desse transporte público aconteça ainda em agosto, e o candidato à reeleição em 2022 disse que o assunto deve evoluir até o fim do ano.

"Acredito que o metrô de BH saia, não vai ser para este ano, mas ele começa a sair do papel até o fim do ano para valer", disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio 98 FM. Antes, o presidente afirmou que a expansão do trem "tem tudo para sair".

"O TCU (Tribunal de Contas da União) deu mais um passo favorável aqui a essa negociação. Eu não quero prometer, mas está caminhando bem; essas coisas demoram mesmo. Pode cobrar à vontade", disse.

A execução da obra ainda está sendo julgada pelo TCU, o que emperra o lançamento do edital.

Nova expectativa

O metrô que atende a Região Metropolitana de BH, administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), voltou à pauta do Governo Federal em agosto de 2021. À época, Bolsonaro e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciaram o acordo.

No mês seguinte, em evento na Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, houve a sanção do projeto que libera a operação financeira envolvendo a CBTU em Minas.

Uma nova concessionária terá aporte de R$ 2,8 bilhões, mais R$ 400 milhões do Governo de Minas, para pagamento de dívidas, término da linha 1 (Eldorado/Venda Nova) e construção da linha 2 (Calafate/Barreiro).

A expansão do metrô é uma pauta de políticos há pelo menos 25 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)