(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Secretário de Zema deixa pasta para ajudar em campanha para governador

Homem de confiança de Zema, Igor Eto teve exoneração, a pedido, oficializada nesta terça-feira (2/8). Juliano Fisicaro o substitui


02/08/2022 13:40 - atualizado 02/08/2022 13:40

Aro, Zema, Aquino e Eto
Marcelo Aro, Romeu Zema, Nely Aquino e Igor Eto na convenção eleitoral do PP em Minas, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Um dos homens de confiança de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais candidato à reeleição nas eleições de outubro de 2022, Igor Eto deixou nesta terça-feira (2/8) o posto de secretário de Governo. A exoneração, a pedido, acontece para que Eto atue na campanha visando a reeleição de Zema.

Igor Eto é considerado figura importante na articulação política de Zema, especialmente quando o assunto é Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e deputados estaduais. Juliano Fisicaro substitui Eto na Secretaria de Governo, em ação também oficializada na edição desta terça-feira (2/8) do Diário do Executivo.

Outros integrantes do Governo de Minas deixaram o Executivo por causa das eleições de 2022. Um deles é Gustavo Corrêa, que atuava como secretário-adjunto da Secretaria de Governo.

A comunicação também foi outra área afetada, com exonerações a pedido para que os profissionais atuem com foco no período eleitoral. As eleições acontecem em 2 de outubro. Caso necessário segundo turno, ele ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Chapa de Zema


Romeu Zema encabeça a chapa que deve ser composta por Mateus Simões (Novo) como vice. Simões, outro nome de confiança de Zema, foi vereador de Belo Horizonte de 2017 a 2020 e secretário-geral do Governo de Minas de 2020 até abril deste ano.

O nome para disputar uma vaga ao Senado é o do deputado federal Marcelo Aro (PP-MG). Além de Novo e PP, Zema tem os apoios dos seguintes partidos: Podemos, Agir, Solidariedade, MDB, PMN, DC, Patriota e Avante.

Disputa


Além de Zema, Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Lorene Figueiredo (Psol), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) se colocam na disputa pelo governo mineiro.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)