(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Indira Xavier encerra série do EM com pré-candidatos ao governo mineiro

Postulante da Unidade Popular é militante em prol dos Direitos Humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu partido é o 'caçula' da política brasileira


18/07/2022 06:00 - atualizado 17/07/2022 19:14

Indira Xavier
Indira Xavier será entrevistada pelo Estado de Minas nesta segunda-feira (18/7) (foto: Emilia Silberstein/Jornal A Verdade)
O Estado de Minas encerra, nesta segunda-feira (18/7), a série de sabatinas com os pré-candidatos ao governo mineiro. A última entrevistada será Indira Xavier, postulante da Unidade Popular (UP) ao Palácio Tiradentes. Ela vai participar, às 13h, do podcast de política “EM Entrevista”, transmitido ao vivo no YouTube do Portal Uai.


A conversa com Indira terá 40 minutos de duração, tempo dado a todos os outros pré-candidatos. Ela atua na coordenação da Casa de Referência Tina Martins. O espaço, localizado em Belo Horizonte, acolhe mulheres vítimas de violência.

 

Leia: Zema quer Aro como candidato ao Senado; desejo ainda é ter Costa como vice

 

Descrita pelo partido como militante em prol dos Direitos Humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS), Indira vive em Belo Horizonte desde 2016. Natural de Maceió (AL), ela compõe o Comitê Latinoamericano e Caribenho de Mulheres e está na coordenação nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário.

A pré-candidata a vice na chapa da UP é Edna Gonçalves, que integra a coordenação da Ocupação Izidora, na Região Norte de BH.

A Unidade Popular é o mais jovem partido político do Brasil. A legenda obteve o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020 e, no plano nacional, apresentou o belo-horizontino Leonardo Péricles como pré-candidato a presidente.

A agremiação segue orientação marxista e, embora não tenha representação legislativa, faz oposição aos governos de Jair Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo).

 

Leia: Kalil deve ter o maior tempo no horário eleitoral gratuito em Minas 

Zema e Kalil lideram disputa em Minas

 

Zema, aliás, é o líder da corrida rumo ao Palácio Tiradentes. Segundo a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada no último dia 8, o pré-candidato a reeleição tem 44% das intenções de voto, contra 26% de Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte. O levantamento está registrado no TSE sob os números  MG-00322/2022 e BR-01319/2022.

 

Leia: Pesquisa: Zema tem 45,7%; Kalil, 27,4%


Os dois já foram sabatinados por jornalistas do EM, bem como Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB), Vanessa Portugal (PSTU), Lorene Figueiredo (Psol) e Renata Regina (PCB), os outros pré-candidatos ao governo do estado.

Mesmo Saraiva Felipe (PSB) e Miguel Corrêa (PDT), que desistiram de participar do pleito após serem lançados como pré-candidatos, também passaram pelo podcast.

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)