(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONFIRA A LISTA

MEC: outras três CPIs aguardam análise de Pacheco

Senadores da oposição protocolaram nesta terça-feira (28/6) o requerimento da criação da CPI do MEC. A instalação da investigação depende do aval de Pacheco


28/06/2022 15:07 - atualizado 28/06/2022 16:24

Rodrigo Pacheco em entrevista coletiva
Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) será responsável pela instalação da CPI do MEC (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Antes de decidir se vai ou não instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades do Ministério da Educação (MEC), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), precisa analisar outros três requerimentos já protocolados junto à Secretaria-Geral da Mesa Diretora.

Segundo a ordem cronológica dos requerimentos, a primeira a ser analisada deve ser a CPI das ONGs, do senador Plínio Valério (PSDB-AN). A investigação é pautada pelos repasses dos governos petistas a organizações.

Em seguida, está a CPI do Narcotráfico e Crime Organizado, do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Essa comissão quer investigar a relação entre a ampliação dos índices de homicídios de jovens e adolescentes, no território nacional, entre 2016 a 2020.

O terceiro requerimento também tem como alvo o Ministério da Educação, mas, neste caso, diz respeito à CPI destinada a investigar supostas irregularidades e crimes no governo do Partido dos Trabalhadores (PT).

Confira a ordem:

  • CPI DAS ONGS: 2019
  • CPI DO NARCOTRÁFICO E CRIME ORGANIZADO: 2021
  • CPI DO PT NO MEC: 2021


A fila de espera é uma das razões que os governistas, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), não enxergam a CPI do MEC como “verdadeira ameaçada”.

LEIA TAMBÉM: MEC: Pacheco diz que CPI poderia ser instalada se 'cumprisse critérios'

CPI do MEC


Senadores da oposição protocolaram nesta terça-feira (28/6), na Secretária Geral da Mesa de Senado, o requerimento da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades do Ministério da Educação (MEC).

Cartazes: 'Milton caiu, agora falta o Bolsonaro' e 'Bolsonaro corrupto investigação já'
Senadores cobram posição de Rodrigo Pacheco (foto: Pedro França/Agência Senado)
Agora, a instalação da investigação depende do aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Anteriormente, ele havia dito que aceitaria uma CPI se ela cumprisse todos os requerimentos.

O argumento para a criação de uma CPI ganhou força após as suspeitas de interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas investigações contra o ex-ministro da pasta Milton Ribeiro, depois da prisão do ex-ministro.

LEIA TAMBÉM: Kalil sobre Lula: 'campanha não será baseada em escândalo e prisão'



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)