(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REUNIÃO

Serra do Curral: Lula conversou sobre mineração com lideranças de Minas

Ontem, pré-candidato do PT à presidência conversou em BH com representantes de partidos e falou sobre temas como meio ambiente e direitos trabalhistas


10/05/2022 15:16 - atualizado 10/05/2022 16:57

A vereadora Bella Gonçalves (PSOL-BH)
Bella Gonçalves (foto), vereadora de BH, esteve em hotel que sediou reunião de Lula com mineiros (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 9/5/22)

Antes de ir à Contagem nesta terça-feira (10/5) e de discursar para militantes ontem, no Expominas, em Belo Horizonte, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na capital mineira, com representantes de partidos e movimentos sociais que vão apoiá-lo na eleição presidencial. Durante a conversa, ocorrida entre o fim da manhã e o início dessa segunda-feira (11), o líder petista falou sobre temas trabalhistas, mas também tocou no assunto mineração, que ganhou as manchetes por causa do aval dado pelo governo mineiro a um projeto de exploração da Serra do Curral.

Só puderam participar da atividade com agremiações partidárias e entidades pessoas com o nome na lista. Uma das presentes foi Bella Gonçalves (PSOL), vereadora de Belo Horizonte e integrante do grupo de parlamentares críticos à mineração nas famosas montanhas que circundam a cidade.

"A gente conversou [também] sobre mineração e a importância de rever a relação entre as mineradoras e o estado de Minas Gerais. Agora querem, inclusive, comer a Serra do Curral", disse ela, ao Estado de Minas, ao relatar o teor da plenária com Lula. 



"As mineradoras nem representam lá muito da economia: 4% do PIB e, ainda assim, não pagam impostos estaduais. Na hora de a gente reinvestir na diversificação econômica, não acontece - e vão tentando criar uma dependência. Lula falou sobre isso, sobre a fome, sobre a necessidade de superar a minério-dependência e deu sinalização importante aos trabalhadores", emendou a vereadora.

O arco de alianças de Lula tem partidos identificados à causa ambiental, como Rede Sustentabilidade e PV. As duas legendas chegaram a contestar formalmente a licença dada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) à Taquaril Mineração S.A (Tamisa).

Leia também: Serra do Curral: a história do símbolo de BH

O ex-presidente comemorou o fato de ter conseguido começar a erguer uma frente ampla. "É a primeira vez que recebo apoio de todas as centrais sindicais e de todos os partidos progressistas de esquerda em Minas Gerais e no Brasil. Algo novo está acontecendo no nosso país".

PSOL com Lula, mas de candidatura própria em Minas


Apesar da aliança com Lula no plano nacional, o PSOL trabalha por uma candidatura própria ao governo mineiro. A tática deve ser mantida ainda que os partidos do bloco do PT busquem um nome de consenso para enfrentar Romeu Zema (Novo). Nesse cenário, uma das possibilidades é dar apoio a Alexandre Kalil (PSD).

A pré-candidata do PSOL ao Palácio Tiradentes é Lorene Figueiredo, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo Bella, que deve tentar vaga na Assembleia Legislativa, a sigla quer "apresentar opção" à população.

"Zema é filhote de Bolsonaro, abraçado às mineradoras. Kalil, embora tenha acertado muito em aspectos sociais e de enfrentamento à pandemia, também não representa nosso sonho de futuro para Minas Gerais".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)