(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATENÇÃO!

Eleições 2022: prazo para regularizar título se encerra na quarta (04/5)

Cerca de 1,2 milhão de mineiros precisam regularizar a situação eleitoral pelo TRE, e procedimento pode ser feito online


02/05/2022 10:56 - atualizado 02/05/2022 11:51

Arte na cor roxa, com urna eletrônica e estátuas na imagem, com os dizeres 'Titulo de eleitor' em amarelo, no centro.
Para votar nas eleições 2022, é preciso estar com título de eleitor regular até o dia 4 de maio, quarta-feira. (foto: Arte EM)

 
Termina nesta quarta-feira (04/5) o prazo para regularizar ou emitir o título de eleitor. O procedimento pode ser feito online, pelo site do TRE, no sistema Título Net, ou presencialmente em cartório eleitoral. Segundo o TRE-MG, são cerca de 1,2 milhão de mineiros que precisam regularizar o título. 
 

Com o funcionamento online, a movimentação presencial nos cartórios diminuiu muito. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal eleitoral mineiro, “não está tendo tanta fila como nos anos anteriores, já que a maior parte dos serviços é oferecida na internet”.

Entre esta segunda (02/5) e a quarta-feira (04/5), serão cinco unidades de cartórios eleitorais abertas de 8h às 17h na capital. A população pode procurar unidades na região central, no Barreiro e em Venda Nova, com atendimento por retirada de senha.
 
Passo a passo 

Para regularizar o título, é necessário verificar a situação no site e conferir se há pendências. Em caso de multa, é preciso fazer o pagamento por boleto, PIX ou cartão de crédito. Após essa etapa, o usuário deve clicar em  “Atendimento ao Eleitor” (na coluna do meio) e buscar pelo link “Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”.
 
 
 
Quem está fora do domicílio eleitoral também tem até o dia 4 para alterar o local de votação. Para solicitar a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo local e não tenha transferido ou tirado a primeira via do documento nos 12 meses anteriores. É preciso que se tenha em mãos comprovante de residência atualizado e documento de identificação oficial com foto, tanto no procedimento virtual, quanto presencial.

Para quem vai emitir o título de eleitor, são necessários documento oficial de identificação brasileiro (carteira de identidade, de trabalho ou passaporte), comprovante de residência e certificado de quitação de serviço militar (para homens de 18 a 45 anos). 
 
Minas em números
 
Em Minas Gerais, precisam regularizar o título 753.484 eleitores que não compareceram à revisão biométrica nos 259 municípios em que a biometria já é obrigatória no estado. Em Belo Horizonte a biometria ainda não é obrigatória. São 259 cidades que finalizaram o cadastro biométrico e nas quais a identificação biométrica é obrigatória.
  
Além disso, 444.630 eleitores mineiros não votaram nas eleições de 2020 ou justificaram em três eleições consecutivas, sendo necessário regularizar o título no site.

Após o dia 04/5, o cadastro eleitoral é fechado e só volta a ser reaberto no dia 08 de novembro, após a data estipulada para o segundo turno das eleições, se houver, que é dia 30 de outubro. Dessa forma, quem não emitir ou regularizar seu título no prazo não poderá votar nas eleições de 2022.

Neste ano, a população escolherá candidatos à Presidência da República, para governador, senador, deputado estadual, federal e distrital. 


Confira as centrais de atendimento em Belo Horizonte para regularizar o título, com funcionamento de 8h às 17h:

Avenida do Contorno, 7.038 - Lourdes
Rua Padre Pedro Pinto, 5020 - Mantiqueira
Rua Padre Pedro Pinto, 4946 - Mantiqueira (Venda Nova)
Av. Prudente de Morais, 320. Cidade Jardim
Rua Alcindo Vieira, 67 - Barreiro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)