(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CASO DANIEL SILVEIRA

Mendonça, após voto: 'Não fui chamado para endossar comportamento violento'

Ministro 'irritou' bolsonaristas ao votar a favor da condenação de Daniel Silveira; Mendonça foi indicado por Bolsonaro ao STF


21/04/2022 09:45 - atualizado 21/04/2022 10:07

André Mendonça durante julgamento no Supremo
Ministro André Mendonça (foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma das cadeiras no  Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça surpreendeu ao votar a favor da condenação do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) na noite dessa quarta-feira (21/4). O voto do ministro acabou “irritando” os parlamentares governistas, que contavam com o voto de Mendonça e Nunes Marques a favor do deputado.

 
Na manhã desta quinta-feira (21/4), Mendonça foi às redes sociais se explicar. O ex-advogado da União e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro disse que se sentia no dever de esclarecer seu voto. 

“Como cristão, não creio que tenha sido chamado para endossar comportamentos que incitam atos de violência contra pessoas determinadas e, como jurista, avalizar graves ameaças físicas contra quem quer que seja”, disse.

“Há formas e formas de se fazerem as coisas. E é preciso separar o joio do trigo, sob pena de o trigo pagar pelo joio. Mesmo podendo não ser compreendido, tenho convicção de que fiz o correto”, escreveu.

Noite no STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, na noite de quarta-feira, maioria para condenar o deputado Daniel Silveira. Relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes votou pela aplicação de pena de oito anos e nove meses de reclusão, inicialmente, em regime fechado para o réu. 

O ministro André Mendonça também decidiu pela condenação, mas a 2 anos e 4 meses de prisão. Nunes Marques foi o único a recomendar a absolvição do deputado. Ainda cabe um recurso da defesa e, por isso, Daniel Silveira não será preso imediatamente. O ministro Luiz Fux encerrou a sessão após o voto.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)