(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HONRARIA

Rodrigo Pacheco será homenageado com o Grande Colar da Inconfidência

Presidente do Congresso Nacional, senador de Minas não poderá participar do evento por 'incompatibilidade de agenda'


19/04/2022 19:07 - atualizado 19/04/2022 21:36

Rodrigo Pacheco, senador da República
Rodrigo Pacheco preside o Congresso desde o início do ano passado (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 8/3/22)
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), será homenageado, nesta quinta-feira (21/4), com o Grande Colar da Inconfidência. A honraria é o ponto alto do leque de homenagens entregues pelo governo mineiro por causa do Dia da Inconfidência Mineira, comemorado na data da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.


A entrega das comendas vai ocorrer em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Por volta das 21h desta terça-feira (19/4), a assessoria de Rodrigo Pacheco informou à reportagem que, por incompatibilidade de agenda, o parlamentar não participará do evento, pois estará em Portugal.

 

O Palácio Tiradentes vai distribuir 17 Grandes Medalhas, 36 Medalhas de Honra e 30 Medalhas da Inconfidência. A lista de agraciados tem a técnica de enfermagem Maria do Bonsucesso, funcionária do Hospital Eduardo de Meneses, em BH, e primeira pessoa do estado a receber um imunizante antiCOVID-19.

A cerimônia em solo ouropretano vai servir para homenagear, também, os que seriam agraciados em 2020, quando, por causa da pandemia, não houve a celebração - no ano passado, também em virtude do coronavírus, a lista de agraciados sequer chegou a ser elaborada.

Unaí Tupinambás, médico infectologista que compôs o Comitê de Enfrentamento à COVID instituído pela Prefeitura de Belo Horizonte, vai receber uma medalha. Ele está na lista referente a 2020, que prevê a entrega de 11 Grande Medalhas, 38 Medalhas de Honra e 37 Medalhas da Inconfidência.

Romeu Zema (Novo) vai participar da cerimônia desta quinta. Pacheco, curiosamente, deve apoiar o rival do governador na eleição estadual: Alexandre Kalil (PSD).

Cerimônia em duas etapas


Como em todo 21 de abril, Ouro Preto será, por um dia, a capital simbólica de Minas. A solenidade da Inconfidência vai ocorrer em dois momentos. Primeiro, na Praça Tiradentes, estão previstos os tiros, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência e o hasteamento da bandeira.

As medalhas, por sua vez, serão entregues durante ato no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)