(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOVERNO FEDERAL

'Capitã Cloroquina' troca Ministério da Saúde pelo do Trabalho

Pinheiro assume como subsecretária da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência


14/02/2022 10:33 - atualizado 14/02/2022 11:12

Mayra Pinheiro durante reunião da CPI da COVID, em maio de 2021
Mayra Pinheiro durante reunião da CPI da COVID, em maio de 2021 (foto: Jefferson Rudy/Senado Federal)
Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina" por defender medicamentos e métodos de tratamento comprovadamente ineficazes contra a COVID-19, deixou nesta segunda-feira (14/02) o Ministério da Saúde.

Pinheiro continua no Governo Federal, onde passará a atuar no Ministério do Trabalho e Previdência.

Mayra Pinheiro atuava como secretária de Gestão do Trabalho e da Educação no Ministério da Saúde. Agora, a "capitã" será subsecretária da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência.
 
A pasta, inclusive, foi extinta em janeiro de 2019 com o início do mandato do então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Porém, o ministério foi recriado em julho de 2021.

A troca está oficializada na edição desta segunda do Diário Oficial da União (DOU). Mayra, que já era conhecida entre apoiadores de Bolsonaro, ganhou ainda mais evidência em maio de 2021, quando depôs à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19, instalada pelo Senado Federal, em meio à atuação questionada na Saúde.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)