(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FÓRUM DOS GOVERNADORES

Em reunião com governadores, Zema fala sobre 'defeitos' do STF; veja vídeo

Governador de Minas Gerais condenou a 'polarização política' e as cartas enviadas pelo Fórum dos Governadores


24/08/2021 15:37 - atualizado 25/08/2021 02:36

Romeu Zema (Novo)(foto: Agência Minas/Reprodução)
Romeu Zema (Novo) (foto: Agência Minas/Reprodução)
Está circulando nas redes sociais um vídeo do momento em que o governador Romeu Zema (Novo) faz uma intervenção durante a reunião do Fórum dos Governadores, realizada na segunda-feira (23/8). Nas imagens, Zema pediu para que os governadores, que criticaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelos ataques à democracia, também falassem sobre o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu vejo que há sim uma grande insatisfação de nós, governadores, e da população, com os ataques feitos à democracia. Sei que não temos tido uma boa vontade por parte do poder público federal. Mas questiono aqui o formato, eu vejo que se emitir uma carta, um comunicado, a cada fato, não é satifatorio”, disse o governador mineiro. 
 
 

De acordo com Zema, “ficar mandando pedra” faz os governadores caírem em uma “vala” de polarização política. 

“Se o presidente tem defeitos, quero lembrar aqui, que também deveríamos lembrar os defeitos do Supremo”, disse Zema.

O governador também fez uma referência às liberações feitas pela Corte. “Nós sabemos que alguns meses atrás, o STF liberou uma bandido de altíssima periculosidade. O Fórum fez alguma coisa sobre isso?”, explicou.

Zema citou o “fundão eleitoral” e afirmou mais uma vez que o Fórum não fez nada. “Vamos abrir a pauta também, né?”, afirmou.
 
O governador mineiro faz parte da ala de governadores mais alinhada com o chefe do Executivo Federal. O vídeo viralizou nas plataformas do Novo e entre bolsonaristas. 
 

Ataques à democracia 

 
Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem falando a apoiadores, sem apresentar provas, que ganhou as eleições em primeiro turno. De acordo com ele, o pleito de 2018 foi fraudado para que o petista Fernando Haddad tivesse a oportunidade de enfrentá-lo em segundo turno.

Bolsonaro foi eleito, no segundo turno, o 38º presidente da República com 57.797.847 votos (55,13% dos votos válidos), contra 47.040.906 votos (44,87%) de Haddad.  

Com as declarações, o presidente começou a chamar atenção de alguns nomes importantes. Entre eles, os ministros do STF, Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Barroso é presidente do Tribunal Superior Eleitoral e negou todas as acusações de fraude feitas por Bolsonaro. Com isso, o presidente começou atacar o ministro pessoalmente e até mesmo chamou ele de “canalha” e “filha da puta”.
 

Já Moraes, é relator do inquérito das fake news. Aberto em março de 2019, por decisão do então presidente da Corte, Dias Toffoli, o inquérito investiga notícias fraudulentas, ofensas e ameaças a ministros do STF.


A ação dos ministros gerou uma resposta do presidente, que enviou um pedido de impeachment contra Moraes no Senado Federal. O STF divulgou nota repudiando o ato de Bolsonaro. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) disse não vislumbrar fundamentos técnicos, jurídicos e políticos para a destituição de um integrante da Suprema Corte.
 

Manifestações  


O pedido de Bolsonaro incitou também uma revolta de seus apoiadores, que, agora, prometem sair às ruas no 7 de setembro, Dia da Independência, e pedir a intervenção das Forças Armadas no país, causando um golpe militar. 

Esta não seria a primeira vez que o país passaria por uma gestão militar. A derrubada de João Goulart  levou a uma ditadura de 21 anos, período marcado por crimes contra a democracia, a liberdade de imprensa e os direitos humanos.

Foram cinco mandatos militares e 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à Constituição. Entre eles, o AI-5, que estabeleceu um regime de opressão, garantindo a ampliação dos aparatos de perseguição e repressão dos cidadãos brasileiros. Ações ilegais, como a tortura, ganharam incentivo durante o ato.


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)