(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ASSEMBLEIA FISCALIZA

Deputados questionam secretário de Saúde sobre dívidas e gestão na pandemia

Fábio Baccheretti foi o primeiro a participar nesta segunda-feira (28/6) do Assembleia Fiscaliza


28/06/2021 13:31 - atualizado 28/06/2021 14:37

Fábio Baccheretti participou nesta segunda-feira (28/6) do Assembleia Fiscaliza(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Fábio Baccheretti participou nesta segunda-feira (28/6) do Assembleia Fiscaliza (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Os deputados estaduais de Minas Gerais iniciaram a primeira edição do ano da Assembleia Fiscaliza nesta segunda-feira (28/6) com o depoimento do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

A sessão foi marcada com questionamento sobre a dívida de R$ 7 bilhões do Estado com as prefeituras referente aos repasses atrasados na área da saúde e cobranças acerca da construção de um Hospital Regional na Região Noroeste do estado e da ampliação da vacinação contra a COVID-19 para grupos prioritários.

Questionado pelo deputado Carlos Pimenta, o secretário disse que a pasta está, neste momento, em negociação com a Associação Mineira de Municípios (AMM), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Ministério Público para pagamento referente ao débito com os municípios.

"Há uma expectativa da reorganização que estamos fazendo na secretaria que a gente passe a tentar pagar o corrente no ano. Esse pagamento de dívidas acaba atrapalhando que a gente pague o empenhado liquidado no ano corrente. Nossa expectativa é que vire o próximo ano sem dívidas de 2021, mas obviamente novembro e dezembro sobram um pouco para pagar. A expectativa é que os 12%, que serão atingidos este ano, sejam basicamente empenhados, liquidados e pagos", disse Baccheretti.

Já o parlamentar João Vítor Xavier cobrou do chefe da pasta a construção de um Hospital Regional na Região Noroeste de Minas Gerais. Segundo o parlamentar, a Prefeitura de Unaí chega a gastar, sozinha, 60% da arrecadação da cidade com investimentos em saúde.

"Estamos discutindo dentro do Valora Minas uma nova política hospitalar de distribuir melhor os recursos. Historicamente, o Prospe não seguiu um critério de necessidade muitas vezes e o Valora Minas é diferente. Lembrando que o custeio do estado vem com o incentivo, será possível o aumento de mais de 1 bilhão de reais e a criação de critério técnico de valor. Unaí receberá certamente mais incentivo que historicamente", disse o médico.

Ampliação da vacina para grupos prioritários


O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, também foi cobrado pelos parlamentares para a ampliação da vacinação contra a COVID-19 para outros grupos prioritários.

O deputado Zé Guilherme pediu ao chede da pasta que o governo de Minas amplie a imunização para lactantes de bebês com síndrome de Down, independentemente da idade da criança. Já Charles Santos cobrou agilidade na vacinação de caminhoneiros, taxistas e mototaxistas, devido à exposição do trabalho ao coronavírus. 

Em resposta, o secretário disse que os caminhoneiros já são grupo prioritário na campanha de imunização no estado e disse que vai levar para análise os outros pleitos.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)