(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Com Amoêdo indicado à Presidência, foco de Zema se volta para reeleição

João Amoêdo desponta novamente como principal nome do Novo para as eleições presidenciais de 2022


03/06/2021 10:11 - atualizado 03/06/2021 11:12

João Amoêdo e Romeu Zema após resultado das eleições gerais de 2018(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
João Amoêdo e Romeu Zema após resultado das eleições gerais de 2018 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O anúncio do  Novo de que João Amoêdo aceitou convite para ser pré-candidato à Presidência da República   pelo partido nas eleições de 2022 causou impactos na legenda. Um deles é o fato de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema , voltar as atenções à disputa estadual no ano que vem.

No mesmo dia em que o Novo anunciou o nome de Amoêdo, ex-presidente nacional do partido e também candidato à Presidência em 2018 pela legenda,  Zema não havia descartado a possibilidade de disputar o Palácio do Planalto . Na terça-feira (1/06), questionado sobre essa possibilidade e a relação com Amoêdo, o governador mineiro disse que seria uma escolha do partido.

“Meu relacionamento com o Amoêdo é muito bom. Respeito-o, estivemos juntos na campanha dele para presidente, minha para governador, e vai caber ao partido decidir o nome. Boa relação, o que já saiu de alguma coisa é mais intriga do que propriamente verdade”, afirmou Zema, em entrevista ao Programa Pânico , da Rádio Jovem Pan .

A decisão volta Zema à sua zona de conforto, já que ele deseja disputar a reeleição em 2022. Na mesma entrevista, na terça, o governador disse: “Eu pretendo ser candidato ao governo de Minas (..) Quero deixar meu trabalho completo em Minas Gerais, eu quero deixar o estado bem estruturado, um estado muito melhor do que aquele que eu peguei. Já avançamos muito, mas temos muito o que avançar”.
 
Em 2022, Zema deve travar uma disputa pelo posto de governador mineiro de 2023 a 2026 com Alexandre Kalil  (PSD), prefeito de Belo Horizonte . Outros nomes para essa disputa ainda devem despontar. Em 2018, como azarão, Zema superou Antonio Anastasia (PSD), hoje senador e vencido em segundo turno, e Fernando Pimentel (PT), candidato à reeleição e derrotado já no primeiro.

Amoêdo confirmado? Ainda não

Apesar do anúncio do Novo de que Amoêdo aceitou o convite para ser pré-candidato, sua candidatura pela legenda ainda não é certa. Isso porque o partido adota um sistema de seleção antes de lançar o candidato oficialmente.

O nome de Amoêdo foi o primeiro a ser indicado, mas outros também podem figurar na lista e disputar o posto de “presidenciável” com o ex-presidente nacional.  Um deles é o do deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) .
 
As indicações podem ser enviadas até 1º de outubro de 2021 , a pouco mais de um ano para o pleito de 2022. Nesta data, os nomes devem ser conhecidos para que, posteriormente, haja uma definição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)