Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Janaína Paschoal: 'As vidas daqueles que viveram menos me preocupam mais'

Deputada mais votada da história propõe, de forma indireta, que mais jovens tenham prioridade na utilização dos leitos de UTI para COVID-19


27/03/2021 18:23 - atualizado 27/03/2021 18:56

Janaína Paschoal pede que mais jovens tenham mais direito aos leitos(foto: Geraldo Magela/Agencia Senado)
Janaína Paschoal pede que mais jovens tenham mais direito aos leitos (foto: Geraldo Magela/Agencia Senado)

Numa fase em que o Brasil vive enorme colapso nos hospitais, a deputada federal Janaína Paschoal (PSL-SP) recomendou uma polêmica solução para o problema ao defender que os mais jovens tenham prioridades na busca por leitos para COVID-19.
 
Deputada mais votada de São Paulo, com mais de 2 milhões de votos, a jurista defendeu que era preciso estabelecer regras para a escolha dos pacientes internados.
 
 
“Eu me preocupo com todas as vidas! Mas as vidas daqueles que viveram menos me preocupam mais”, afirmou Janaína em seu Twitter. “Aliás, penso que já estejamos no momento de estabelecer claramente regras para priorizar o uso dos recursos disponíveis: leitos, respiradores etc. É pesado, mas é necessário!”, completou.

Em outra postagem, ela volta a lembrar do drama vivido por muitos jovens, que estão morrendo por COVID-19:  “As mortes de jovens por COVID 19 são realidade no Brasil. Há situações inevitáveis... muitos trabalham em atividades essenciais... como os entregadores de alimentos”.

“Mas há situações plenamente adiáveis, até para que haja um futuro para cada qual”, escreveu.

Antes, a deputada havia afirmado que era contrário à campanha de conscientização da imunização contra a COVID-19, mas defendeu mais investimentos em imunizantes e medicamentos do chamado “kit intubação”.

“Eu não entendo gastar dinheiro com campanha de incentivo à vacinação, se nem tem vacinas para todos que querem se vacinar! Não temos dinheiro sobrando! Que invistam em mais vacinas, mais leitos, mais medicamentos para intubação! Todo santo dia, recebo inúmeros emails por vacinas”.
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade