(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NORTE DE MINAS

Deputado alerta para falta de remédios para intubação em Montes Claros

De acordo com Carlos Pimenta (PDT), cidade só tem estoque para auxiliar pacientes até esta quarta (24/3)


23/03/2021 22:09 - atualizado 23/03/2021 22:22

Superlotação na ala de COVID-19 da Santa Casa de Montes Claros, um dos hospitais afetados pela escassez de remédios
Superlotação na ala de COVID-19 da Santa Casa de Montes Claros, um dos hospitais afetados pela escassez de remédios (foto: Hudson Brazil/Divulgação)

 

O colapso da saúde em Minas Gerais não se traduz apenas a partir da falta de leitos de UTI e de enfermaria. Também reflete na falta de insumos, como medicamentos que permitem a intubação de pacientes. É o caso de Montes Claros, no Norte do estado.

 

De acordo com deputado estadual Carlos Pimenta (PDT), a cidade só tem remédios suficientes para tratar os pacientes até esta quarta (24/3). Segundo ele, na semana passada, o mesmo problema aconteceu, mas a prefeitura local conseguiu reabastecer o estoque com apoio de Belo Horizonte.

 

“Nós estamos correndo o risco de não termos medicamentos de urgência para que as pessoas sejam intubadas nos CTIs. Semana passada, já tivemos esses problemas e recorremos a Belo Horizonte, mas já está acabando", disse Carlos Pimenta em vídeo gravado.

 

O deputado afirma que fez contato com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, para tentar conseguir os remédios. O mesmo aconteceu com a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta.

 

No vídeo, o deputado cita que os problemas acontecem nos hospitais Aroldo Tourinho, Universitário Clemente de Faria, das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, Dilson Godinho e Alfeu de Quadros.

 

Também na Santa Casa e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Montes Claros. “Eu faço um apelo. Eu sei que muitas vezes as dificuldades são grandes, mas essa negociação é urgente. São medicamentos que mantêm a vida”, disse o deputado.

 

Montes Claros soma 24.333 casos confirmados de COVID-19 até esta terça. São 465 mortes pela doença até o momento.

 

No total, 354 pessoas estão hospitalizadas na cidade. Conforme a prefeitura, 100% dos leitos de enfermaria do SUS estão em uso. No caso das UTIs públicas, a taxa é de 95%.

 

Na rede privada, a ocupação geral é de 94%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)