(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Segundo mandato

Kalil tem primeiras reuniões com membros de novo mandato na PBH

A princípio, Secretaria de Governo e Vice-Prefeitura terão caras novas no mandato que se iniciou em 1º de janeiro 2021


04/01/2021 04:00 - atualizado 04/01/2021 07:12

Kalil terá, nesta segunda, primeiros encontros com membros do segundo mandato(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D. A. Press)
Kalil terá, nesta segunda, primeiros encontros com membros do segundo mandato (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D. A. Press)

Ano novo, mandato novo, mas com poucas mudanças. Essa é a tendência para o segundo mandato de Alexandre Kalil (PSD) como prefeito de Belo Horizonte.

Serão poucas alterações no secretariado e no comando das autarquias, e as primeiras reuniões com os membros antigos e novos do segundo mandato começam nesta segunda-feira (04/10), na sede do Executivo, na Região Central da cidade.

Mudanças no posto de vice-prefeito e no cargo de secretário de Governo chamam a atenção. Eleito na chapa encabeçada por Kalil nas eleições municipais de 2020, Fuad Noman (PSD) assumirá a função de vice. Até o fim do ano passado, Paulo Lamac (Rede) ocupava o cargo. Ele foi reconduzido para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde será consultor.

Além disso, Fuad Noman será líder do Comitê de Coordenação de Investimentos (CCI), projeto criado por Kalil para o segundo mandato. A principal atribuição do CCI será coordenar os investimentos feitos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de maneira direta e indireta. Como chefe do novo comitê, o vice-prefeito poderá criar subcomitês para auxílio no trabalho dessas obras.

Já no secretariado, Adalclever Lopes (MDB) será um nome novo em relação ao último mandato. Ele já foi nomeado, na última sexta-feira como secretário de Governo, cargo que estava vago desde outubro de 2018, quando Lamac, que também atuava nessa função, foi demitido do posto.

A partir de então, todas as atribuições dessa pasta estavam sendo tratadas pela Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, chefiada por Adriana Branco, nome forte na gestão Kalil desde o primeiro mandato, de 2017 a 2020.

Ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever atuou como coordenador de campanha nas eleições municipais do ano passado, quando Kalil foi reeleito em primeiro turno com 63,5% dos votos válidos.

O secretariado de Kalil deve sofrer pequenas alterações, como a extinção de pastas, mas grande parte da estrutura será mantida. Após as primeiras reuniões do novo mandato, o anúncio da equipe deve ser feito.

“Já convidei minha equipe a continuar porque não fiz nada sozinho", disse o prefeito, no ano passado. Ao todo, 16 secretarias compõem a Prefeitura de BH.

BHTrans e Câmara de BH

Outra mudança será no comando da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Apesar de ainda não ter sido nomeado, Diego Oscar Borges Prosdocimi foi eleito pelo conselho de administração da autarquia e será o novo presidente.

Diego substituirá Célio Bouzada no cargo, que era o presidente desde 2016. O novo chefe tem no currículo a participação no Governo de Minas, durante a atual gestão, de Romeu Zema (Novo), como subsecretário de Estado de Transporte e Obras Públicas.

Ele também já participou da Prefeitura de BH, como coordenador do Programa da Diretoria de Negócios da PBH Ativos.

Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a tendência é de que o vereador reeleito Léo Burguês (PSL) siga como líder de governo, mas ainda falta confirmação.

Na última sexta, durante a posse de parlamentares, prefeito e vice-prefeito, Burguês deu sequência à função, atuando e falando como homem de confiança de Kalil na Casa.

“O prefeito Kalil é uma continuidade aprovada em primeiro turno pela esmagadora maioria da cidade de Belo Horizonte. A cidade quer a continuidade do prefeito Alexandre Kalil, e nós daremos apoio à prefeitura, encabeçada pelo prefeito e pelo vice-prefeito Fuad”, afirmou Burguês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)