Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES EM BH

Kalil vota no Estadual Central e diz estar confiante: 'Vamos esperar até as 17h'

Pesquisas divulgadas ontem apontam que o prefeito deve conquistar novo mandato com mais de 60% da preferência do total de 1.943.184 eleitores da capital


15/11/2020 09:47 - atualizado 15/11/2020 17:06

Kalil chega para votar no Estadual Central, em BH (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A/Press)
Kalil chega para votar no Estadual Central, em BH (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A/Press)
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) votou na manhã deste domingo (15) na Escola Estadual Central, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele chegou por volta das 9h30, acompanhado da esposa, e não demorou nem 15 minutos no local. Ao conversar com a imprensa, Kalil afirmou estar confiante.

"Estou confiante. Mas como eu disse lá no início, eu vim do futebol. Nós somos do jogo de idas, se matar na ida está ótimo. Assim, dá mais tempo pra gente planejar o ano que vem. A gente ganha quase meio mês. Mas vamos esperar até as 17h", disse.

Kalil chegou acompanhado da esposa e não demorou nem 15 minutos no local (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A/Press)
Kalil chegou acompanhado da esposa e não demorou nem 15 minutos no local (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A/Press)
O cenário indica vitória folgada de Kalil hoje. Pesquisas divulgadas ontem apontam que ele deve conquistar novo mandato com mais de 60% da preferência do total de 1.943.184 eleitores da capital. O segundo colocado, João Vítor Xavier (Cidadania), está na casa dos 10%, tecnicamente empatado com Áurea Carolina (Psol) e Bruno Engler (PRTB). Considerando os votos válidos projetados pelas pesquisas, essa vantagem é ainda maior.

O prefeito pode conquistar novo mandato com diferença de votos nunca vista na capital. Kalil se diz um homem melhor depois de concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte. "Se tudo se confirmar, foram mais de sete institutos de pesquisa, a gente espera ter uma boa vitória hoje", acrescentou Kalil.



Primeiro mandato 


Kalil (PSD) foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 com 52,98% dos votos válidos. Ele venceu João Leite (PSDB), que ficou com 47,02%. Com 100% dos votos apurados, a abstenção na capital mineira foi de 22,77% na eleição passada. 

Dos 1.488.488 eleitores que compareceram às urnas, 4,85% votaram em branco e 15,52% anularam o voto. No primeiro turno, Kalil havia somado 26,56% dos votos válidos, e João Leite ficou com 33,40%.

Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo em.com.br e uai.com.br.

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade