(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Ibope e Datafolha dão vitória hoje a Kalil

Institutos de pesquisa apontam reeleição do prefeito em Belo Horizonte, com 63 e 58 pontos percentuais de vantagem, respectivamente, quando considerados os votos válidos


15/11/2020 04:00 - atualizado 15/11/2020 12:50

Sede da PBH: quase 2 milhões de belo-horizontinos irão às urnas hoje para escolher o novo prefeito entre 15 candidatos(foto: JAIR AMARAL/EM/D.A PRESS)
Sede da PBH: quase 2 milhões de belo-horizontinos irão às urnas hoje para escolher o novo prefeito entre 15 candidatos (foto: JAIR AMARAL/EM/D.A PRESS)

Duas pesquisas eleitorais divulgadas ontem apontam vitória hoje do prefeito Alexandre Kalil (PSD) no primeiro turno das eleições em Belo Horizonte, porque tem mais de 50% dos votos válidos, quando não são considerados os votos brancos e nulos. Na pesquisa do Instituto Datafolha, Kalil lidera com 69% dos votos válidos. O concorrente mais próximo é João Vítor Xavier (Cidadania), que soma 11%, 58 pontos percentuais a menos. Em seguida, estão Áurea Carolina (Psol) e Bruno Engler (PRTB), ambos com 4%. Os outros 11 candidatos não ultrapassam os 2%. Comparado com a última pesquisa DataFolha divulgada na quarta-feira passada, Kalil tem dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, enquanto seu principal rival, João Vítor Xavier, subiu 2%. Áurea Carolina também variou, mas negativamente, já que tinha 7%. Engler manteve os 4%.
Levando em conta também indecisos e brancos e nulos, Kalil segue à frente por larga vantagem, segundo o Datafolha. O prefeito tem 61% das intenções de voto, enquanto o principal rival, João Vítor Xavier, registra 9%. Áurea Carolina e Bruno Engler têm 5%. Dos entrevistados, 6% responderam que votariam em branco ou nulo, e uma mesma porcentagem não soube dizer em quem seria o voto. O levantamento Datafolha divulgado ontem contatou 1.450 eleitores belo-horizontinos, entre anteontem e ontem. A pesquisa tem margem de erro de 3%. A pesquisa DataFolha está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 02582/2020.

IBOPE

A pesquisa Ibope, que também foi divulgada ontem, mostra Alexandre Kalil com ampla vantagem também e com estimativa de vitória hoje. O prefeito tem 72% dos votos válidos. João Vítor Xavier (Cidadania) é o nome mais próximo, com 9%. Áurea Carolina (Psol) e Bruno Engler (PRTB) apresentam 6% e 4%, respectivamente. Os dois primeiros colocados variaram em comparação à última pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira passada. No mesmo cenário, ambos oscilaram 1% na pesquisa divulgada ontem.

Considerando os votos totais do levantamento de ontem, Kalil ainda lidera, com 62%. João Vítor Xavier segue na vice-liderança, com 8%. Brancos e nulos são 8%, e 7% não souberam responder. A pesquisa Ibope desse sábado, produzida entre a última quinta e essa sexta, ouviu 1.106 eleitores de BH. A margem de erro é de 3%. A pesquisa do Ibope está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas com o número 08302/2020.
 
Áurea Carolina (Psol) não poderá votar hoje, por ter contraído o coronavírus(foto: TULIO SANTOS/EM/D.A PRESS - 28/10/20)
Áurea Carolina (Psol) não poderá votar hoje, por ter contraído o coronavírus (foto: TULIO SANTOS/EM/D.A PRESS - 28/10/20)
 

Áurea Carolina testa positivo para COVID

Depois de fazer um novo teste para a COVID-19, Áurea Carolina, deputada federal e candidata à Prefeitura de BH pela coligação Frente de Esquerda BH Em Movimento/Psol-PCB-UP, recebeu resultado positivo para a doença hoje. A informação foi divulgada em nota pela assessoria de imprensa da candidata. Áurea está em isolamento social desde que uma pessoa da equipe da campanha testou positivo para o novo coronavírus.Conforme recomendação das autoridades sanitárias, Áurea não poderá votar hoje.

Na última quinta-feira, o primeiro resultado de testagem de Áurea deu positivo. No mesmo dia, a candidata apresentou sintomas leves e foi orientada pelo médico a fazer uma testagem para contraprova. Conforme a nota, a equipe da campanha recebeu suporte para testagem e todas as outras pessoas testadas até agora apresentaram resultados negativos.

Uma integrante da equipe que já havia apresentado resultado positivo está bem e em isolamento. Resultado esse que fez a campanha da deputada federal suspender, preventivamente, todas as atividades presenciais. Áurea teve contato com a infectada e, por isso, também foi testada.

Ontem, conforme a nota, Áurea Carolina apresentou sintomas leves e segue com acompanhamento médico. A deputada e candidata continua em isolamento e em trabalho remoto.

Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br.

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)