(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Cabo Xavier diz que Kalil é 'tirano', 'de esquerda' e que não há nada de positivo na gestão atual

Candidato do Partido da Mulher Brasileira foi entrevistado pelos jornalistas do Estado de Minas, TV Alterosa e Portal Uai


30/10/2020 11:05 - atualizado 30/10/2020 15:34

Candidato Cabo Xavier, do Partido da Mulher Brasileira
Candidato Cabo Xavier, do Partido da Mulher Brasileira (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

O policial militar Edmar Washington Xavier, conhecido como ‘Cabo Xavier’, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas Eleições 2020 pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) disse que não há nada de positivo da gestão do atual prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Em entrevista a jornalistas dos Diários Associados (Estado de MinasTV Alterosa e Portal Uai), Xavier fez duras críticas a Kalil, a quem chamou de ‘tirano’. Disse, ainda, que o atual chefe do Executivo Municipal ‘sufocou o comércio’ e que não há nada que se possa destacar positivamente em seu trabalho.

De positivo não tiro nada (na gestão de Alexandre Kalil). E o ponto crucial negativo é o sufocamento do comércio com o pretexto de defesa da vida. Foi um posicionamento político ideológico para confrontar o Governo Estadual, para o qual ele pretende concorrer nas eleições daqui a dois anos”, declarou.

Questionado se promoveria o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para combater a pandemia de COVID-19, Cabo Xavier disse que agiria de forma diferente à escolhida por Kalil.

“A vida está acima de qualquer outro bem. É o nosso maior patrimônio. Mas existiam outras formas de fazer isso. Deveria ter feito um conselho participativo, deveria ter medidas de isolamento. Mas começou cedo demais, estendeu demais e sufocou o comércio”, avaliou.

O candidato do PMB atacou, ainda, a ‘falta de diálogo’ do atual prefeito e revelou que pretende implantar uma forma de gestão com mais participação popular, que seria realizada por meio de um aplicativo de celular.

O primeiro passo é restabelecer o diálogo, que não existe na gestão atual. O atual governo é tirano, arbitrário e se fechou no mundo dele e fechou as portas ao diálogo com segmentos da sociedade. temos um programa chamado Eu Prefeito. É convidar as pessoas, o cidadão, para ser prefeito da sua rua, do seu bairro, estabelecendo conselhos consultivos para participar das tomadas de decisões da administração pública. O prefeito é um servidor do povo e tem que servir as pessoas com humildade, sem estereótipos de vaidade, com humildade. As decisões serão tomadas por meio de um aplicativo, em que as pessoas vão votar as prioridades do bairro, classificando de acordo com a capacidade econômica do Município”, projetou.

Cabo Xavier foi entrevistado por jornalistas dos Diários Associados
Cabo Xavier foi entrevistado por jornalistas dos Diários Associados (foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)

‘Kalil é de esquerda’

De acordo com as pesquisas eleitorais mais recentes, Cabo Xavier tem 1% da preferência do eleitorado belo-horizontino, mesma pontuação de Rodrigo Paiva (Novo) e Luisa Barreto (PSDB). Alexandre Kalil lidera com 63% das intenções de voto.

Questionado sobre um eventual segundo turno na capital mineira em que ele não estivesse presente, Cabo Xavier disse que não apoiaria ninguém ‘da esquerda’, posicionamento ideológico em que incluiu também o prefeito e candidato Alexandre Kalil.

“Não apoiaria ninguém da esquerda, de forma nenhuma. O pessoal do PT, PSTU. Wadson Ribeiro, Nilmário Miranda, Áurea Carolina”, afirmou. 

Sobre uma possível disputa entre Kalil e um desses candidatos ‘de esquerda’, Cabo Xavier foi incisivo ao declarar quem apoiaria: “Nenhum dos dois. Ficaria neutro. Mesmo porque o Kalil é de esquerda. Está mais do que claro”.

E explicou o que é a esquerda, no seu entendimento. “É o espectro político-ideológico que tem uma doutrina voltada para o marxismo, para o socialismo e difere do conservadorismo liberal, que é considerado de direita. Cuba, China, Coreia do Norte são comunistas.”
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)